Franca chega a mais de 2,7 mil casos de dengue e duas mortes já confirmadas

  • Entre linhas
  • Publicado em 22 de dezembro de 2019 às 14:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quase metade dos casos de dengue do estado (43%) está concentrada em 10 cidades, uma delas Restinga

​A preocupação com a questão da dengue continua em Franca e no restante do Estado de São Paulo.

Segundo o governo estadual, já foram registrados neste ano 390,6 mil casos de dengue em São Paulo, que provocaram 256 mortes. Houve ainda 72 casos de zika e 280 de chikungunya, sem óbitos de ambas as doenças.

Quase metade dos casos de dengue do estado (43%) está concentrada em 10 cidades: São José do Rio Preto (32.822); Campinas (26.246); Bauru (26.088); Araraquara (23.876); São Paulo (16.617); Ribeirão Preto (13.748); Birigui (7.916); Araçatuba (7.782); Presidente Prudente (7.584) e Guarulhos (6.383).

Em Franca, até o momento foram registrados este ano, mais de 2.736 casos confirmados, além de outros 6.683 suspeitos, aguardando resultado de exame.

A cidade enfrenta uma epidemia e registrou no início deste mês de dezembro, a 2ª mortepor dengue este ano.

A SITUAÇÃO PREOCUPA

Um levantamento inédito realizado pela Secretaria da Saúde aponta uma média de 2,5 criadouros do mosquito da dengue em cada residência do estado de São Paulo. Com 390 mil casos confirmados e 256 óbitos até o dia 11 de novembro, o Estado está em risco de uma nova grande epidemia da doença, segundo o superintendente de Controle de Endemias,Marcos Boulos.

No último dia 2 de dezembro foi lançada uma nova campanha contra o mosquito Aedes aegypti, que também transmite a zika e a Chikungunya.

A pesquisa encontrou a maior prevalência de larvas do mosquito em recipientes móveis, como vasos de plantas, garrafas pet e potes plásticos. Havia 1,3 criadouros destes por casa positiva. Os recipientes naturais – plantas, ocos de árvores e bambus, por exemplo – tiveram o menor índice de criadouros com larvas. Também tiveram índices pouco expressivos, os recipientes em depósitos elevados, como sótãos e forros; fixos, como calhas, lajes e piscinas, e ainda aqueles passíveis de remoção, como sucata e entulhos.

O levantamento realizado entre os meses de outubro e novembro pelos municípios com acompanhamento da Superintendência de Controle de Endemias abrangeu 642 municípios. Destes, 134 foram considerados em alerta devido à alta presença de larvas, enquanto 8 municípios – Restinga, Barra do Turvo, Bento de Abreu, Iguape, Jacupiranga, Pedrinhas Paulista, São Vicente e Tuiuti – estão em situação de risco devido à elevada proliferação do mosquito.

Em Franca, a Vigilância Sanitária continua com frentes de trabalho percorrendo a cidade, orientando a população sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.


+ Saúde