​Franca busca flexibilizar os serviços de salões de beleza, restaurantes, bares

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de junho de 2020 às 16:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Taxa de ocupação dos leitos bem como números de vagas em UTI já favorecem avanço na flexibilização

Para avançar na flexibilização das atividades econômicas no município de Franca, a Prefeitura tem implementado todos os esforços para a liberação das atividades comerciais.

É necessário aguardar mais um período para a liberação do funcionamento – com restrições – de salões de beleza, bares e restaurantes como vinha sendo esperado.

Foi assim que definiu Luiz Carlos Vergara, da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Enfrentamento ao Coronavirus. 

Ele ressaltou que os indicadores de Franca já melhoraram, porém resta o credenciamento do Ministério da Saúde para o número de leitos na cidade.

Segundo ele, é desta forma que o Governo tem tratado e exigido dos Municípios para que posam ter a flexibilização comercial. 

Dentro das exigências do governo do Estado estão a média da taxa de ocupação de leitos de tratamento intensivo para Covid-19; número de leitos UTI Covid-19 por 100 mil habitantes; e taxas de acréscimo ou decréscimo de casos confirmados, internações e mortes pela doença na comparação com a semana anterior.

Vergara ressaltou que o município de Franca avançou de disponibilização de vagas, sendo 106 leitos de enfermaria (com ocupação de 35%); 36 leitos de UTI (de uma ocupação de 36%); além da aquisição de 20 leitos de enfermaria comprados junto à Santa Casa e outros 20 leitos junto ao Hospital da Caridade.

Franca fez a lição de casa e entende que na próxima avaliação da equipe do governador João Dória avançará para as próximas fases. E irá avançar com responsabilidade e cautela. 

“O empresário francano precisa estar ciente das medidas de restrição e risco de contágio do coronavirus – já que podemos avançar e também regredir se não puder contar com o esforço de todos”, revelou Vergara 

Se houver o esforço de todos com uso de máscara, com o isolamento social, a classificação de Franca no ranking do Estado poderá estar bem melhor.

Franca continuará nessa fase (2) – condição laranja, para nos próximos dias avançar para a fase (3), condição amarela, e paulatinamente às demais fases de acordo com o esforço de todos.


+ Economia