compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O retorno presencial dos estudantes está sendo feito de acordo com a autorização dos pais ou responsáveis
Capacidade de alunos em aulas presenciais na rede municipal passou de 35% para 45%
A Secretaria de Educação confirma a partir desta quarta-feira, 1º de setembro, o avanço em mais uma etapa de retorno dos estudantes nas 56 escolas da Rede Municipal de Ensino, passando a contar com o percentual de 45% da capacidade de estudantes atendidos.
Essa retomada dos estudos presenciais teve início no começo de agosto, com a primeira etapa, onde passaram a ser atendidos por volta de 13.587 alunos, sendo uma média de 3.396 alunos presentes nas escolas por semana.
Para esse segundo momento, a secretaria e as escolas se prepararam para atender, aproximadamente, 10% a mais de alunos, em um total de 15 mil alunos retornando as aulas presenciais nas unidades escolares.
O retorno presencial dos estudantes está sendo feito de acordo com a autorização dos pais ou responsáveis.
Diante disso, a secretaria permanece disponibilizando as aulas e atividades on-line, com os professores atendendo àqueles estudantes que não estão presencialmente.
O aumento no número de alunos segue associado também, a todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, com a aferição da temperatura na entrada, distanciamento social em cada unidade, inclusive nas salas de aula, uso obrigatório de máscara de proteção e EPIs (Equipamento de Proteção Individual), álcool em gel e toda a sinalização e comunicação visual para garantir a segurança e a saúde de todos os presentes.
Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou que nos últimos meses, o trabalho foi intenso, na preparação da estrutura, aquisição de materiais e treinamentos das equipes para um retorno responsável e seguro.
A experiência desse primeiro mês de atividades está mostrando que as medidas adotadas estão dando resultados, com o apoio e parceria das famílias.
Com o acréscimo de 10% dos alunos em salas de aula, o percentual sobe para 45% da capacidade, sendo mantido o que vinha sendo praticado com o Plano de Retomada de cada unidade, com o revezamento de estudantes.
A estimativa é que cerca de 15 mil alunos passem a frequentar as salas de aula, de um total de 20 mil estudantes matriculados, nos Ensinos Infantil e Fundamental.
Autorização e cautelas
O retorno dos alunos para as escolas e creches da Rede Municipal dependerá da autorização dos pais e familiares e todo o processo será conduzido de forma espontânea, com a avaliação permanente da situação epidemiológica da cidade, com relação à pandemia.
A família que não permitir a volta dos filhos para as unidades, neste segundo momento, deve continuar acompanhando todo o processo pedagógico e aulas no formato on-line.
Os estudantes que apresentarem febre ou sintomas de gripe, por cautela não deverão ir à escola e a família deverá comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar, a situação de saúde dos filhos, bem como de seus familiares.
Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada.
Os estudantes deverão levar garrafinhas de água, tendo em vista que será permitida apenas a utilização de bebedouros para a reposição da água.
Educadores no reforço
A Secretaria de Educação lembra que segue sendo oferecido reforço escolar, em horário oposto às aulas regulares, para a recuperação de aprendizagens dos alunos, que não tiveram avanço significativo em relação ao domínio das habilidades, em todo esse tempo pandêmico.
Uma equipe formada por 167 professores, coordenadores e pedagogos realizou um curso intensivo sobre defasagem e diversidade escolar. Esses profissionais já estão trabalhando nesse processo de recuperação e fortalecimento.