compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Objetivo é que os professores possam se aperfeiçoar e assim atender as crianças de 4 e 5 anos de forma mais direcionada, focando na oralidade, leitura e escrita
Professores da Educação Infantil de Franca passaram por formação continuada no último fim de semana
Começou no último final de semana a formação continuada de profissionais da Educação Infantil.
O objetivo é que os professores possam se aperfeiçoar e assim atender as crianças de 4 e 5 anos de forma mais direcionada, focando na oralidade, leitura e escrita.
O projeto possui carga horária total de 126 horas de estudo, distribuída em 64 horas de formação, que serão cumpridas em 8 encontros presenciais na Secretaria de Educação e 62 horas de formação EAD.
De acordo com Karina Duarte, articuladora municipal, o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, envolve os professores das fases I e II, e faz parte do compromisso nacional da criança alfabetizada.
“O LEEI (Leitura Escrita na Educação Infantil) é uma proposta de desenvolvimento profissional e apresenta como objetivo principal a oferta de formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita”.
“A nossa intenção é fazer com que os professores tenham esta formação, este estudo, bem intencional, para que eles possam atender de forma adequada as crianças de creches parceiras e da rede, levando sempre um ensino de qualidade”, disse.
O primeiro encontro contou com a participação de aproximadamente 110 professores, que atuam em turmas de 4 e 5 anos das escolas municipais e creches parceiras da Rede Municipal de Ensino.
“A formação destes profissionais vai impactar na aprendizagem de quase 2.750 crianças matriculados na Educação Infantil”, afirmou Karina.
Mariane Borges Silveira é professora e formadora do projeto. Ela lembrou que anos atrás, não existia uma preocupação na formação destes alunos, mesmo sendo direito deles.
“As crianças ficam nas creches e escolas de ensino infantil, participam de atividades que não eram efetivamente direcionadas à aprendizagem. Hoje isso mudou”.
“As brincadeiras e atividades desenvolvidas com estas crianças têm uma intencionalidade, um objetivo, que é focar na alfabetização”.
“A criança é um ser de direito e, por isso, tem direito à alfabetização. Estudos acadêmicos mostram que a criança que tem acesso à escrita, à leitura na primeira infância, terá facilidade no aprendizado futuro”.
“A formação desses profissionais vem dar suporte para que eles proporcionem momentos de aprendizado com muito mais qualidade”, finalizou.
O Projeto de Leitura Escrita na Educação Infantil (LEEI) é uma proposta formativa instituída pelo Decreto Federal N° 11.556, de 12 de junho de 2023, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, que almeja garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país.