FOFOCAS MUSICAIS RECITAL INTIMISTA – poucos detalhes do making off

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 13 de janeiro de 2020 às 09:04
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
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​Vamos falar dos bastidores e do making off . Dia 13 de Novembro aceitamos o convite do diretor da UNESP, Dr Murilo Gaspardo, para nos apresentarmos lá. Foi uma grata surpresa receber um convite assim. Aceitei de pronto. Tenho um aluno que precisa de portfólio e para ele seria importante. Para os outros alunos que iriam se apresentar também, mas já tínhamos 2 locais agendados, porém com restrição de público.

E começamos então a preparação para mais um local, agora aberto ao público e numa Universidade. O programa estava mais ou menos definido, mas ainda não montado. Essa é uma tarefa bastante importante. O que apresentar, em que ordem, como distribuir em ‘ climas ‘ os momentos, e decidimos por dividir em 2 partes: recital clássico, onde os alunos apresentavam alguma coisa de seu estudo de técnica, peças clássicas, explicando ao público quem era o compositor ou sua inspiração para a composição, algum fato de época, para situar o público com a obra e a segunda parte onde mostravam o popular ou algo que eles fizeram por eles mesmos.

Chegar a esta divisão por partes foi esclarecedor para o público para que pudesse entender que o Clássico é a base para se chegar a compor, a se expressar em qualquer gênero.

Este ano tive aluno que veio aqui para aprender o clássico para poder cantar e tocar. Isso não tinha acontecido antes, da forma como ele queria. Geralmente as pessoas querem cantar o popular e não se ‘ sujeitam’ a fazer um alicerce bom de leitura de partituras para que o leque se abra. Sim, a leitura , a escuta, o entendimento das obras, a técnica, tudo isso é um conjunto precioso para se atingir o passo seguinte. Mas o imediatismo faz com que as pessoas queiram cortar caminho e é onde muitas vezes não conseguem atingir o objetivo. Este aluno que está aqui há 1 ano e meio, conseguiu o objetivo planejado, mas focado no estudo clássico. Poderia ter conseguido antes se não tivesse se apressado e cortado caminho deixando de lado muitas vezes a técnica e a compreensão de partitura. Isso desenvolve o cérebro, faz sinapses e quanto mais sinapses melhor é o desenvolvimento e mais rápido. Mas precisa mexer lá dentro, precisa colocar cérebro e mãos para trabalharem. Foi um resultado excelente. Começou a trazer músicas que ele mesmo descobria os acordes e cantava, mas o desafio maior foi tocar e cantar a Ave Maria de Gounod em cima do Prelúdio de Bach.

Dos preparativos então, tive que estudar um pouco mais sobre PNL para fazer com que os alunos entendessem alguns pontos básicos sobre emoção que eles devem controlar e não serem controlados por ela. Foi um trabalho intensivo, porque no curso já existe este quesito mas agora teve que ser mais intenso.

Outro aluno, com ouvido excelente, hiperativo e superdotado também achava que não precisava estudar para se apresentar. Este é o engano de todo aluno com ouvido muito bom e que aprende rápido. Mas como ele ainda é muito novinho, trabalhamos com ele a conscientização deste fator de várias formas. Ensaio geral, conversa com a mãe ( e quantas conversas!), orientações de mudança de postura e principalmente de serenar a alma. Tem muita música dentro dele, mas que não dá pra sair tudo de uma vez e de qualquer jeito. Dosar para poder satisfazer. E assim, com a ajuda da mãe sempre presente, sempre ouvindo, sempre colaborando em todas as orientações dadas, conseguimos serenar o coraçãozinho dele. Foi uma criança que chegou aqui estimulado por aplicativo de celular e youtube, mas com muitas dificuldades de executar com destreza. Fazê-lo entender que o imediatismo de um aplicativo só atrasaria seu estudo, foi um processo demorado e teve ajuda em casa também. Ele por sua vez, prestava tanta atenção ao que eu falava que bastava explicar somente uma vez e ele já se esforçava ao máximo pra executar conforme estava sendo orientado. Aplicado, com extrema vontade, determinado, receptivo, um pouco voluntarioso, mas obediente, percebe-se as orientações que tem em casa. Apresentou uma composição sua, já com pouca idade.

De vez em quando eu pensava: – esta mãe não vai suportar tantas orientações que estou dando, preciso ir devagar. Mas não dava. Precisava acudir várias coisas. E ela foi super colaboradora. Quando ele ia estudar ela ficava ao lado e ajudando-o a segurar o andamento, porque a tendência era correr. Que alegria e que prazer sentir as orientações sendo reverberadas em ações. O tripé estava equilibrado: família, prof e aluno. E na véspera da apresentação ela nos presenteou com uma capa para a banqueta redonda que o seu filho iria utilizar no evento. Chegando lá ele disse que não precisaria de outra banquela e tínhamos levado duas. Mas ele quis participar igual aos outros e deixamos.

E o terceiro aluno, que está aqui há um ano e 9 meses foi uma revelação de tomada de consciência. Muito inteligente, com facilidade de aprender conteúdos, também achava que o treino seria desnecessário e veio fazendo um curso com pouco estudo, mas rendendo bem. Para a apresentação percebeu que iria precisar de mais estudo. Sensível, calado, atento, observador, chegou aqui quando foi se matricular pedindo para tocar piano de verdade. Seu objetivo é dominar o teclado todo do piano e executar grandes peças. Então começamos. Ele pediu uma música de seu agrado e fomos trabalhar Beethoven e outras peças. Quer sempre repertório e mesclar o popular com o clássico. Por sua conta foi descobrindo como se tocava as músicas populares do momento e me trazendo para avaliar. Perfeito. Os pais são de um extremo respeito com meu trabalho, acatam tudo. Tudo o que é pedido providenciam de imediato, para colaborar com o rendimento do filho. Compraram o piano, metrônomo, métodos, estamos sempre em contato conversando sobre uma coisa ou outra para que possamos juntos oferecer a ele uma oportunidade de produzir melhor seu talento. Fui vê-lo tocar numa apresentação onde o pai dele daria uma palestra e fiquei encantada. Seu pai, professor de Teatro, declamou um poema lindo. E então pedi a ele que participasse do evento declamando pra nós. Prontamente ele aceitou. Ficou maravilhoso! Pai e filho juntos participando com Arte!

Pensar nos estacionamentos dos dois locais onde iríamos nos apresentar, enviar cadastro para as duas guaritas, dos carros e condutores, acertar horário de ensaio no local, levar os alunos, entrega-los em casa, proporcionar momentos de alegria a eles para que nunca se sentissem pressionados, mas felizes, foi um dos trabalhos.

Depois veio gráfica, que faço questão de mencionar, pela presteza, capricho, perfeição nos detalhes do Programa. Gráfica Modelo, a Rosana é uma pessoa alinhada com minha forma de pensar e deu muito certo seu perfeccionismo na confecção do programa e com preço muito bom.

Recados e mais recados via Whatsapp. Viva o Whatsapp!! Foi colocar o último deles:​

A Revista Mérito, através do Lucas, Ricardo e Fernanda estiveram conosco numa parceria de qualidade, apoio e capricho. A seguir a reportagem que foi publicada:

Com isso, deixo aqui um pouquinho, bem pouquinho do making off

Para se preparar algo é necessário parceiros. E tivemos alguns especiais: meu filho Eduardo Pires Simão ( foto) que cuidou da parte de filmagem, fotos, iluminação e ainda nos presenteou com um de seus poemas abrindo a segunda parte ; da poetiza Cléria que nos brindou com um de seus textos, do Dr Hermes Falleiros que cantou duas músicas com expressão profunda encantando os presentes, funcionários da UNESP, cada um a seu tempo contribuíram conosco, a direção que não tenho palavras para agradecer dr Murilo pela abertura e encerramento do evento e todo o apoio. Destaco também as belíssimas obras da artista plástica francana NOEMIA LEMOS que levou suas obras : bebês reborn e lindas telas. Ela foi premiada em Dubai com suas obras.

Girassóis, belíssimo quadro de Noêmia Lemos. No Magazine Luiza :

Um espaço lindíssimo, aconchegante, com total apoio e receptividade do Joséliton que nos recebeu maravilhosamente bem. Ficamos muito à vontade e gratos. Repetimos ali a apresentação da UNESP com poucas alterações. Franca tem este espaço reservado, lindíssimo, com um ‘ prefeito ‘ desta cidade Luiza Labs e toda a estrutura que foi agregada, mostrando a preocupação com a cultura.

No final da apresentação todos os presentes e os alunos ganharam um TOUR pelo escritório do Luiza Labs com muitas novidades, lazer, e a seriedade do trabalho. Saíram todos querendo trabalhar naquele local. Sentamos ali na cantina e fomos almoçar. Completo.

Só tenho a agradecer todas estas parcerias que nos abraçaram na empreitada da música.

Salve a Música gente! Salve os seres humanos nossos parceiros!​


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