Fimec reúne setor coureiro-calçadista de 9 a 11 de março de 2021

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 29 de agosto de 2020 às 01:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

45ª edição da maior feira do setor da América Latina prepara ações para mais uma edição na Fenac

Fimec apresenta novidades em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação para todo o setor calçadista

A 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) já tem data para acontecer: dias 9, 10 e 11 de março de 2021, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS (Brasil). 

Com o mote “A única que tem tudo para criar o amanhã”, a feira apresentará uma indústria coureiro-calçadista cada vez mais sustentável, atenta aos comportamentos do mercado e baseada na economia circular. 

Este conceito econômico propõe uma mudança em toda a maneira de consumir, desde o design dos produtos até a relação com matérias-primas e resíduos, através da prática dos 5 Rs: reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar.

Da produção à logística, a Fimec apresenta novidades em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação para todo o setor calçadista – sendo reconhecida como a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. 

Na condição de maior feira do setor da América Latina, durante três dias a Fimec reunirá centenas de expositores com lançamentos de produtos, tecnologias e serviços, além de milhares de visitantes qualificados, proporcionando o ambiente ideal para prospecção e fechamento de negócios.

A feira ainda oferecerá diversas atrações, como o Fórum Fimec, que já está confirmado para acontecer no segundo dia de evento, 10 de março, reunindo debatedores e público em análises sobre Moda, Tecnologia e Negócios para a indústria calçadista. 

Outra tradicional atração já confirmada é a Fábrica Conceito, espaço que mostra a produção de calçados em tempo real, com o objetivo de apresentar ao visitante a aplicabilidade dos processos tecnológicos e produtos expostos no evento. 

O projeto é realizado pela Fenac Experiências Conectam, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Coelho Assessoria Empresarial. Já o Estúdio Fimec, espaço dedicado a pensar o futuro da moda, do desenvolvimento de produtos e do consumo, também estará presente em 2021. 

O estúdio abordará a sustentabilidade a partir dos três pilares que compõe o conceito: social, econômico e ambiental. A iniciativa é uma realização da Fenac com a Coelho Assessoria Empresarial e o Studio 10.

DESAFIOS 

O diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, lembra os desafios que novo cenário traz às feiras de negócios. 

“Na Fenac, por exemplo, temos uma equipe que analisa cada situação, feira e segmento para encontrarmos a melhor forma de conduzir, pois não existe uma solução padrão. 

As feiras presenciais contarão com melhorias em termos de biossegurança, já outras feiras têm capacidade para se adaptar bem ao sistema híbrido, podendo ser virtual ou física”, pontua. 

Em relação ao papel das feiras de negócios para reaquecer o mercado, Jung destaca que as principais ferramentas são o diálogo e o conhecimento. 

“É fundamental neste momento ouvirmos os nossos interlocutores – expositores, clientes e o setor -, pois eles precisam participar desta reconstrução para formatarmos juntos esta nova maneira de fazer feira”, ressalta. 

“Além disso, devemos nos basear no que já vínhamos fazendo, que é focar no conteúdo especializado. Precisamos continuar trazendo momentos conhecimento e aprendizagem nas feiras, com palestras e conteúdos que possam transformar as pessoas e o dia a dia dos negócios”, conclui Jung.


+ Economia