OMS acredita que novo coronavírus acabe em menos de dois anos

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 22 de agosto de 2020 às 11:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo entidade, este foi o prazo que levou para o fim da pandemia de gripe espanhola, que surgiu em 1918

Tedros Adhanom Ghebreyesus espera que a crise do coronavírus termine em dois anos

A pandemia de coronavírus continua mantendo o planeta em suspense, já que ainda não há perspectivas de que tenha um término. Dezenas de vacinas chegaram à fase de testes com humanos, mas seus resultados vem sendo vistos apenas como promissores, sem que haja a garantia de sua eficacia.

Por isso, as tentativas se multiplicam em várias frentes e a única saída tem sido a precaução, adotando as medidas determinadas pelas autoridades de saúde — como o isolamento social, a higienização cuidadosa de mãos e extremardes e o uso de máscaras. Sem isso, garantem cientistas, o número de mortos poderia ter sido bem maior do que os quase 800 mil registrados por causa da covid-19 até agora.

Agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia esperar que a crise do novo coronavírus possa acabar em menos de dois anos, conforme afirmou em Genebra, o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. A gripe espanhola, que surgiu em 1918, levou dois anos para terminar, disse ele. Essa gripe matou mais de 50 milhões de pessoas em todo o planeta.

“Na nossa situação, agora com mais tecnologia, claro que com mais conectividade, o vírus tem mais chance de se difundir, pode se propagar rápido”, disse. “Ao mesmo tempo, temos a tecnologia e o conhecimento para impedir isso”, observou.

Mais de 22,81 milhões de pessoas foram infectadas pela covid-19 em todo o mundo, e 793.382 morreram, de acordo com uma contagem da agência de notícias Reuters.


+ Saúde