Pode ficar muito caro: Fifa pede US$ 1 bilhão para renovar licença de seu game

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 14 de outubro de 2021 às 10:00
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De acordo com o ‘New York Times’, FIFA e desenvolvedora também não concordam sobre novos prazos dos direitos de exclusividade.

A Fifa pediu mais do que o dobro do valor atual para renovar o contrato de licenciamento que permite à Electronic Arts o uso do nome da entidade em sua franquia de games de futebol.

De acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira (13) pelo jornal “New York Times“, e reproduzida no Brasil pelo G1, a Fifa quer receber mais de US$ 1 bilhão a cada quatro anos, o ciclo estabelecido pelas Copas do Mundo.

Com isso, a desenvolvedora considera rebatizar a série, quando o acordo atual de dez anos terminar, após a Copa do Mundo do Catar em 2022. Com uma edição nova todo ano, a mais recente, “Fifa 22”, foi lançada em 1º de outubro.

Na quinta-feira (7), a Electronic Arts publicou um longo comunicado no qual discutia o futuro da franquia. No fim, afirmou que está “analisando a ideia de renomear nossos jogos globais de futebol da EA Sports”.

Discordância

A organização e a empresa também discordam em relação à extensão dos direitos de exclusividade.

Em busca de novas oportunidades de arrecadação com licenças, a entidade maior do futebol mundial prefere que o uso da EA se limite apenas ao game em si.

Já a desenvolvedora quer continuar a ter exclusividade sobre o nome em áreas relacionadas, como em torneios e na venda de produtos digitais, como NFTs.

Decisão sai ainda este ano

O jornal afirma que uma decisão sobre a disputa deve ser divulgada até o fim de 2021.

O fim do acordo entre a Fifa e a EA pode encerrar o uso do nome da franquia, que utiliza o nome da entidade desde 1993, quando foi lançada com o game “Fifa International Soccer”.

Mas a mudança não deve afetar outros aspectos dos jogos, já que outros contratos da desenvolvedora com organizações como a Uefa e o FIFPro, o sindicato mundial de jogadores, ainda garantem o uso de nomes de atletas e suas características físicas, além de marcas como a da Liga dos Campeões.


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