compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Enfeitar a casa com luzes, pinheiros, guirlandas, presépio, entre outros símbolos natalinos está entre as principais tradições do final de ano
Decorar a casa para as festas de fim de ano é uma das principais tradições de muitas famílias – foto Arquivo
Enfeitar a casa com luzes, pinheiros, guirlandas, presépio, entre outros símbolos natalinos está entre as principais tradições do final de ano.
Para quem está em busca de ideias de decoração de Natal e Ano Novo, as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, trouxeram dicas de como preparar a casa para as festas de fim de ano. Confira:
Decoração de Natal
Embora a árvore de Natal seja tradicional na decoração da festa, existem outros símbolos que não podem faltar, como guirlanda, Papai Noel, sinos, flores e folhagens presentes embalados com antecedência, bem como os artigos religiosos para quem aprecia, como o presépio, a estrela de Belém, os anjos e a coroa do advento.
No entanto, para deixar os ambientes aconchegantes, é importante saber dosar. Para não sobrecarregar, uma dica das arquitetas é definir adereços que não fujam da paleta de cores evidenciadas no décor de interiores já existente.
De acordo com Daniele, para escolher a paleta de cor do Natal, deve-se ter em mente que as cores não podem entrar em discordância com a paleta já existente na residência, pois essa oposição negativa não criaria a harmonia desejada.
Tons mais naturais, como branco, bege ou verde musgo, podem combinar com detalhes dourados para trazer requinte.
Em contrapartida, o tradicional vermelho segue sendo uma paleta atemporal que pode ser mesclado com terracota para criar uma estética mais moderna.
Decoração de Ano Novo
Na decoração de Ano Novo, a clássica junção de cores neutras e metálicas, como prata e dourado, combinadas com toques de branco, segue como a melhor tendência para a noite do Réveillon.
Outros elementos brilhantes, como luzes de LED e velas aromáticas, de lavanda ou capim-limão ou de romã e jasmim, são perfeitos para o glamour delicado, além do minimalismo evidenciado através do metal escovado e velas brancas.
As arquitetas sugerem finalizar a decoração com algum detalhe pessoal e significativo do ano que está acabando, como fotografias de momentos especiais.
Como montar a decoração da mesa?
A mesa posta é o centro das celebrações, portanto merecem uma atenção especial. De modo geral, as arquitetas pontuam a relevância de posicionar pratos, talheres, taças e guardanapos conforme o figurino.
No Natal, invista em tonalidades mais quentes e coloridas, acrescidas de arranjos naturais feitos com fitas, guardanapos personalizados, galhos, pinhas e folhas verdes. Já no Ano Novo, aposte em brilhos nas mesas e balões metálicos pela casa.
Não esqueça da iluminação
Usualmente, essa é uma época em que as luzes estão em árvores, janelas e peitoris e, para tanto, o LED entra em cena como uma opção mais segura, econômica e com uma grande variedade de cores e tipos. Paula chama atenção por não misturar luzes tão diferentes na árvore de Natal e no geral.
Além disso, a noite do dia 24 de dezembro pede luzes quentes e calorosas para receber o Natal. Já no Ano Novo, é possível misturar luzes brancas e quentes para criar pontos visuais de conversas e abraços, além disso, cores coloridas são bem-vindas para o festejo.
Para quem passa fora de casa
Para quem é do time de festas de fim de ano fora de casa, as arquitetas enfatizam que a organização é a chave para garantir tranquilidade.
Antes de sair, elas especificam um checklist:
– Fechar os registros de água e gás;
– Tirar eletrônicos de tomadas;
– Guardar itens de valor em cofres;
– Fazer um seguro residencial;
– Pedir que alguém próximo verifique, periodicamente, se está tudo certo ou instalar câmeras de segurança que as imagens podem ser vistas no celular.
Por se tratar de temporada de muitas trocas, onde muitos se deslocam para passar as noites de festividades com pessoas e famílias anfitriãs, as arquitetas ressaltam que é de bom tom presentear aqueles que os recebem.
“Itens de decoração são ótimos presentes e consideramos interessante a compra de bandejas, porta guardanapos, baldes de gelo, porta copos, difusor de aromas, porta-talheres, entre outros”, descrevem.
Ao fim das festas
Após as festividades de fim de ano, é chegada a hora de restaurar a ordem e colocar cada objeto no seu devido lugar. É um processo de retirar e armazenar os itens de decoração, um hábito que deve se repetir todos os anos.
Segundo as arquitetas, deve armazenar o que realmente precisa. Elas recomendam uma triagem para descartar o que estiver quebrado ou queimado, como o caso das luzes.
Nada de guardar sujo! A limpeza assegura a integridade para o ano seguinte e vale tanto para jogos americanos e guardanapos, quanto para outros itens decorativos.
Com o longo intervalo, é muito fácil esquecer onde cada elemento foi acondicionado. A dica é categorizar em caixas organizadoras transparentes e etiquetadas.
A árvore de Natal precisa ser desmontada para reduzir o volume, as luzes enroladas em um pedaço de papelão como base e a guirlanda, por sua delicadeza, merecem sua própria caixa e sem nada por cima.
*Informações Alto Astral