compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Entre as noites de 06, este domingo, a 14 de dezembro o céu do Brasil será infestado de meteoros
Meteoro é o nome científico de “estrela cadente”. Quando ocorre uma chuva de meteoros podemos ver as “estrelas cadentes” riscando o céu, como se rastros luminosos caindo do céu.
Entre as noites de 06, este domingo, a 14 de dezembro o céu do Brasil será infestado de meteoros.
Serão oito chuvas de meteoros, sendo que seis delas irão ocorrer próximas entre si, incluindo a belíssima chuva de meteoros Geminids que proporciona a observação de 150 meteoros a cada uma hora.
Sem dúvida será um belíssimo espetáculo no céu para ser observado a olho nu, principalmente, para os observadores localizados nas cidades que possuem pouca ou nenhuma poluição luminosa.
Quem poderá observar?
Qualquer observador localizado no Brasil, desde que esteja localizado numa cidade com pouca ou nenhuma poluição luminosa, tendo um céu sem nuvens e sem nebulosidade.
1. 06/12-2020 – Phoenicids (PHO)
Melhor noite de observação ocorrerá em 06 de dezembro de 2020, a partir das 20 horas (aproximadamente), com previsão variável na quantidade de meteoros, podendo chegar até 100 meteoros por hora e magnitude de 2.8. A Lua não atrapalha as observações dos meteoros.
Durante essa chuva de meteoros, para esse ano a Lua não irá ofuscar o brilho dos meteoros.
Será uma bela chuva de meteoros para ser contemplada fora das cidades com poluição luminosa.
Nas cidades com poluição luminosa, por causa da magnitude prevista de 2.8, a observação a olho nu será prejudicada, porém vale tentar observar.
A constelação da Fênix pode ser observada logo após o pôr do Sol, bem alta no céu, no horizonte sul, localizada um pouco mais abaixo em relação ao ponto mais alto do céu.
2. 07/12/2020 – Puppid-Velids (PUV)
Melhor noite de observação ocorrerá em 07 de dezembro, a partir das 22 horas (aproximadamente), com previsão entre 5 e 10 meteoros por hora e magnitude de 2.9. A Lua não atrapalha as observações dos meteoros.
O radiante da chuva Puppid-Velids está localizado na constelação da Vela, porém bem no limite com a constelação da Popa.
Para esse ano, a Lua não irá atrapalhar a observação dos meteoros.
Apesar disso, mesmo para os moradores nas cidades com poluição luminosa, a observação desses meteoros não será tão fácil de ser realizada, por causa do fraco brilho dos meteoros.
Já, para os moradores nas cidades com pouca ou nenhuma poluição luminosa a observação será fácil de ser realizada.
A localização do radiante dessa chuva na constelação da Popa é simples de ser realizada.
Logo após o ocaso do Sol a constelação da Popa irá surgir no horizonte sudeste. Porém, esse não será o melhor horário de observação.
O observador deverá esperar até, aproximadamente, às 22 horas para iniciar a contemplação dos meteoros.
Chuvas de meteoros:
08/12 – Monocerotids (MON)
10/12 – Northern chi Orionids (XOR)
10/12 – Southern chi Orionids (XOR)
10/12 – 11 Canis Minorids
11/12 – Sigma Hidrids (HYD)
14/12 – Geminids (GEM)
*Informações Climatempo