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Somente no primeiro trimestre, os calçadistas brasileiros somaram o embarque de 40,74 milhões de pares
Somente no primeiro trimestre, os calçadistas brasileiros somaram o embarque de 40,74 milhões de pares
Depois de um período sem participações em eventos físicos, o setor calçadista iniciou este ano comemorando a retomada das feiras de calçados internacionais, que ficaram em stand by em função da pandemia de Covid-19.
A presença brasileira – e de fábricas de Franca especificamente – em feiras físicas e missões comerciais é parte fundamental da estratégia de internacionalização do setor e gera boa expectativa de geração de renda em emprego na Capital do Calçado.
Uma das ferramentas para isso é o Brazilian Footwear, programa desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o desenvolvimento de ações e projetos com o objetivo de multiplicar o calçado “made in Brasil” mundo afora.
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que as exportações do setor, que foram impulsionadas a partir do arrefecimento da pandemia de Covid-19 na segunda metade do ano passado, têm sido o motor do crescimento da atividade.
Somente no primeiro trimestre, os calçadistas brasileiros somaram o embarque de 40,74 milhões de pares, que geraram US$ 320,65 milhões, altas de 27,3% em volume e de 65,8% em receita no comparativo com o mesmo período do ano passado.
“As exportações apresentaram uma dinâmica de recuperação bastante superior ao crescimento da demanda interna, sendo que ainda no ano passado recuperamos os embarques registrados na pré-pandemia, com mais de 123 milhões de pares embarcados”, comenta.
Segundo ele, a expectativa é de confirmar o crescimento até o final do ano. “A expectativa é encerrar 2022 com 9% de incremento médio nos embarques em relação a 2021 (em volume)”, diz.
Feiras internacionais
Além da maior demanda internacional, especialmente dos Estados Unidos, Ferreira atribui o otimismo nas exportações à retomada das feiras e missões comerciais físicas. Nas primeiras mostras do ano – Expo Riva Schuh (Itália), Playtime (EUA), Magic Las Vegas (EUA), Atlanta Shoe Market (EUA), Magic NY (EUA) e Micam (Itália) – foram gerados mais de US$ 38 milhões em negócios.
“As feiras internacionais têm um papel fundamental na retomada. As expectativas são as melhores possíveis”, conclui o executivo.
Até o final do ano, o Brazilian Footwear prevê a participação em mais dez feiras internacionais na Itália e nos Estados Unidos, além de missões comerciais na Colômbia.