Federação orienta Apaes a suspender atividades para evitar propagar o vírus

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de março de 2020 às 17:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A FEAPAES-SP oficiou às 305 APAES filiadas para que também suspendam as atividades das áreas de educação

​Na noite do dia 13 de março, o Governo do Estado de São Paulo realizou uma coletiva de imprensa para anunciar a suspensão gradativa das aulas, a partir de 16 de março, nas escolas estaduais e municipais devido ao novo Coronavírus (Covid-19). 

Durante a coletiva foi dada a mesma recomendação para o setor privado.

Seguindo as recomendações, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) oficiou às 305 APAES filiadas para que também suspendam as atividades das áreas de educação.

O objetivo é resguardar a saúde das pessoas com deficiência, profissionais e familiares, além de coibir novas transmissões comunitárias da doença. 

A princípio, os profissionais deverão continuar ocupando suas funções, até porque a suspensão será gradual, ou seja, as escolas das APAES deverão estar abertas para orientar as famílias e receber alunos que ainda comparecerem.

Na transmissão online realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 16, o órgão já manifestou que em breve irá publicar novas orientações e comunicados quanto às alterações no calendário escolar, dias letivos, férias de profissionais, dentre outros.

Na área da assistência social a FEAPAES-SP esclarece que até o momento não existem medidas ou orientações para a suspensão das atividades, sendo que possíveis interrupções dependerão de publicação de decretos ou orientações pelos próprios municípios.

Já na área da saúde, as orientações são no sentido de observar as recomendações dos órgãos oficiais de saúde sobre as medidas de prevenção: lavar as mãos com água e sabão; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; usar álcool em gel; evitar cumprimentar pessoas com apertos de mão evitar aglomerações; 

Manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos pessoais, dentre outros, para o controle de infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19), também não tendo orientações para a suspensão dos atendimentos.

“Considerando que parte do público atendido pelas filiadas está no grupo de risco: idosos, asmáticos, diabéticos e hipertensos, e que locais com grande concentração de pessoas aumentam o risco de transmissão da doença, a FEAPAES-SP entende que é necessário a união e a conscientização de cada um para evitar a propagação da doença” explica Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP.

A cada nova orientação sobre o Covid-19, a FEAPAES-SP irá constantemente informar as APAES filiadas.


+ Educação