compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Ao longo dos anos revelou artistas de Franca e região, que hoje estão atuando em diversas cidades brasileiras como profissionais
Fundada em 6 de maio de 1964 pelos idealistas Orlando Dompieri e José Cyrino Goulart, ambos com amplo reconhecimento pelo poder público municipal, a Fetanp está completando 60 anos de atividades nesta segunda-feira.
Os fundadores da entidade foram devidamente reconhecidos e homenageados pela comunidade francana: Orlando dá nome à grande avenida da cidade e ao Teatro de Bolso. José Cyrino Goulart deu seu nome ao Teatro Municipal.
Outros presidentes da entidade também têm o reconhecimento da população. É o caso do advogado Antônio Carlos Ewbank Seixas, ainda em atividade na cidade.
O ex-prefeito Sidnei Franco da Rocha, pioneiro no apoio ao movimento de teatro amador em Franca, por duas vezes presidiu a Fetanp, é presidente de honra da entidade, atual Diretor Regional do Icacesp — Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo.
Berço de talentos
Entidade sem fins lucrativos e de Utilidade Pública desde 1971, conforme Lei de número 2123, da Câmara Municipal, a Fetanp já revelou inúmeros talentos e foi porta de entrada para muitos artistas ao meio artístico.
A entidade vem superando vários desafios em um mundo de constante transformação e deixando uma história digna de ser registrada e contada no futuro, que já é hoje.
Ao longo destes anos revelou e revela artistas de Franca e região, que hoje estão atuando em diversas cidades brasileiras como profissionais.
Além disso, a Fetanp continua a realizar o Festival “Águas de Março”, que no ano de 2024 cumpriu sua 35 edição, popularizando as atividades de artes cênicas, sempre com entrada gratuita para os espetáculos, inclusive com uma campanha do “Ingresso Solidário” que recebe doações de leite e óleo, que são destinados às entidades filantrópicas e beneficentes de Franca, distribuídas através do Fussol — Fundo Social de Solidariedade do Município.
Biblioteca
A entidade mantém uma biblioteca especializada em livros de artes cênicas, que leva o nome de Laduzzi, homenagem dos atuais diretores da Fetanp ao saudoso ator e escultor Luiz Antonio Duzzi. Esta é a única biblioteca especializada em toda a região do nordeste Paulista.
“A Fetanp é administrada por voluntários e amadores de teatro”, esclarece a atual presidente Rejane Genaro, também integrante do Grupo Teatral Painel, que juntamente com demais diretores voluntários fazem parte da Comissão de Curadores do Museu do Teatro Amador Paulista, que ocupa uma sala especial do Teatro Municipal de Franca.
Parceira do Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo, presidida pelo jornalista Carlos Pinto, e de 12 cidades paulistas de voluntários e pioneiros pela implantação do teatro amador no Estado, os integrantes dos Núcleos são os responsáveis pelo envio de documentos históricos para o Museu do Teatro Amador.
São 60 anos de atividades ininterruptas em Franca e em função da divulgação das artes cênicas, valendo ressaltar que os administradores públicos têm valorizado e reconhecido essa trajetória cultural.
A Fetanp tem sua sede anexo ao Teatro de Bolso “Orlando Dompieri”, na Rua Nabi Haber, 250, Bairro São José.
Diretoria da Fetanp
Presidente: Rejane Genaro
Vice Presidente: Maristella Camargos
1ª Secretário: Reginaldo Emídio
2º Secretario: Denílson Carlos
1ª Tesoureiro: Cardoso Júnior
2º Tesoureiro: Rafael dos Santos
Conselho Fiscal Efetivo:
Welton Luiz Ferreira, Antônio Paulo dos Reis e Cícero Prado
Conselho Fiscal Suplente:
Donizete Lourenço Tristão e Ítalo Silva de Sousa
Departamento Jurídico: Júlio César Conceição, Valter Zarur de Sene e Antônio Carlos Ewbank Seixas.
Para conhecer as atividades da FETANP, MTAP e ICACESP, acessar os links abaixo:
https://www.facebook.com/fetanpfr
https://www.facebook.com/mtap.franca
https://www.facebook.com/InstitutoArtesCenicas