FEAPAES-SP promoverá dois encontros de autodefensoria e família

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de setembro de 2019 às 09:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os encontros visam reunir todos os envolvidos no movimento apaeano do Estado de São Paulo

A presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), Cristiany de Castro, anunciou que a entidade irá realizar em outubro dois Encontros de Autodefensoria e Família. 

“Os eventos acontecerão em Diadema e Várzea Paulista, e são destinados aos autodefensores, familiares e profissionais das APAES”, disse ela.

Os encontros visam reunir todos os envolvidos no movimento apaeano, que vão desde as pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla atendidas pelas APAES, os profissionais que realizam os atendimentos e principalmente as famílias dos usuários.

O momento será mediado pela especialista em Educação Especial e em Tecnologia Assistiva, Moira Sampaio, que irá apresentar o Programa de Autodefensoria e ainda ouvir questionamentos, pensamentos e críticas destes grupos sobre o programa.  

Ao final de cada encontro será elaborado um documento com a visão de pessoas com deficiência e famílias sobre a importância da participação e engajamento nos programas voltados para a autonomia das pessoas com deficiência.

A importância do programa

O Programa de Autodefensoria é fundamental para o movimento apaeano, uma vez que permite e estimula trabalhos que levem a crescente autonomia das pessoas com deficiência com atitudes e voz ativas.

Desta forma, as APAES podem mostrar às comunidades onde atuam produtos como: autonomia, independência, desenvolvimento pessoal, inclusão escolar e inclusão social.

Durante os encontros, que será oferecido de forma gratuita, os participantes terão acesso aos conteúdos:  deficiência X incapacidade; autonomia, empoderamento, apoio adequados e participação social; Programa de Autodefensores e Escola da Família: o que são e qual a importância dos mesmos na conquista da autonomia e inclusão social das pessoas com deficiência.

As inscrições deverão ser feitas no site da FEAPAES-SP. 

Clique aqui para se inscrever.  

Confira abaixo os locais dos encontros:  

 ENCONTRO DE AUTODEFENSORIA E FAMÍLIA – Diadema

Data / hora: 1/10/2019 | 9h

Local: Avenida Alda, 831, Centro – UNIESP Diadema, antiga FAD

ENCONTRO DE AUTODEFENSORIA E FAMÍLIA – Várzea Paulista

Data / hora: 2/10/2019 | 9h

Local: Rua Alberto de Oliveira, 55, Jardim Cruz Alta – APAE de Várzea Paulista


+ Inclusão