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O projeto também produziu o informativo Entendendo o Autismo, que trata de mitos e verdades
A FEAPAES – Federação das APAEs do Estado de São Paulo – entidade sediada em Franca, destacou, em seu site oficial, o trabalho idealizado pelo professor Eder Cassola Molina, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).
O material tem por objetivo orientar as famílias e cuidadores sobre formas de abordar a higiene bucal para crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
A inspiração do Eder foi o filho Enzo, que tem o transtorno. Para quem possui o diagnóstico, manter a boca aberta por muito tempo ou o mínimo contato da escova com os dentes podem ser tarefas complicadas, por terem uma percepção sensorial diferente – o que pode ocorrer não apenas em relação ao toque, mas aos sons, cheiros, alimentos e à visão.
A dentista de Enzo, Adriana Gledys é especialista na relação da odontologia com o autismo e é uma das autoras da cartilha. “Existem crianças que precisam que os pais só orientem ‘filho você precisa escovar o dente’; ou que o pai tem que fazer junto; e tem aquele que não fará sem um apoio maior”, exemplifica a profissional.
O projeto também produziu o informativo Entendendo o Autismo, que trata de forma leve os mitos e verdades sobre o tema. A elaboração do conteúdo das duas cartilhas contou com a participação de Adriana Moral e Estela Hosoe Shimabukuro, do Centro Lumi, instituição que trabalha no atendimento terapêutico educacional a pessoas com autismo.
A produção das cartilhas foi financiada por um edital da USP de apoio a projetos de cultura e extensão universitária sobre direitos fundamentais e políticas públicas. Elas estão disponíveis para leitura e download nos links abaixo:
Saiba mais sobre os materiais acessando a matéria na página do jornal da USP