​Falece jornalista Adhemar Orichio, ex-diretor do jornal Estado de S.Paulo

Ele foi um dos idealizadores do Encontro de Jornalistas, que este ano comemoraria 38 anos

Postado em: em Falecimentos

Faleceu às 6h30 da manhã desta quinta feira, em São Paulo, o jornalista Adhemar Orichio. 

Ele foi Diretor do Interior do jornal O Estado de S.Paulo e da Agência Estado durante muitos anos.

Aposentado, ainda mantinha atividades. Era o líder de um grupo de Jornalistas que trabalharam no Estadão. 

Como exemplo, foi um dos idealizadores do Encontro de Jornalistas que este ano comemoraria 38 anos.  

O Encontro  sempre foi realizado  em cidades do interior  ou litoral, na primeira semana de dezembro. O Encontro deste ano foi cancelado.

Ao lado de Raul Bastos, Luiz Carlos Ramos e outros diretores do Estadão, Adhemar pertenceu ao grupo de Jornalistas  da equipe de Julio Mesquita, nos tempos em que o jornal foi considerado um dos três maiores  do mundo.

Nos últimos dois meses, Adhemar Orichio lutou contra enfermidade que o levou  ao falecimento.  Seu sepultamento ocorrerá na capital paulista.

Luiz Carlos Ramos assim se expressou logo após receber a notícia:

“Perdemos o melhor amigo do grupo, responsável pela existência do grupo. Muito triste. Seu exemplo sobreviverá. Um abraço solidário à família Oricchio e aos queridos companheiros. Ele está com Deus”.

Realindo Júnior, que trabalhou com Adhemar desde o início da década de 70, disse que o jornalismo perde uma personalidade ímpar. “Amigo, sincero, verdadeiro líder, digno da admiração e consideração de todos. Uma liderança natural. Um exemplo”, finalizou.

Raul Bastos, também diretor  do jornal O Estado de S. Paulo, disse: "Estou muito triste. Lá se foi um homem íntegro e um profissional de primeira, um amigo que se deve guardar no peito. O Adhemar sempre foi do time dos grandes. Serenidade sem frieza, tolerância sem concessões, firmeza sem arrogância. Dom Hélder dizia que existem mortos que não enterramos e, sim, semeamos. O Adhemar é um desses semeadores".


Artigos Relacionados