Faculdade de Direito de Franca promove simpósio sobre cybercrimes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de agosto de 2019 às 15:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Faculdade trouxe nomes de destaque no cenário jurídico brasileiro para falar aos alunos do curso de Direito

A Faculdade de Direito de Franca (FDF), em parceria com o Diretório Acadêmico 28 de Março. programou para esta sexta-feira (30/08) o 1º Simpósio Cybercrimes, recebendo criminalistas que são especialistas na área.

Décio Antônio Piola, diretor da Faculdade de Direito, explicou que a finalidade deste simpósio é mostrar aos alunos da Faculdade de Direito as questões relacionadas ao tema, colocando-os em sintonia com o que está ocorrendo no Brasil e no mundo. 

Para o vice-diretor da Faculdade, José Sérgio Saraiva, o Simpósio visa impulsionar e difundir conhecimento acadêmico-científico relacionado ao campo do direito penal e da criminologia, e os seus impactos perante a sociedade

Com isso, a Faculdade quer criar entre os estudiosos da matéria um ambiente único e integrativo de aprendizagem e reflexão sobre assuntos científicos complexos.

A direção da Faculdade também destacou que é uma oportunidade de proporcionar condições didático-pedagógicas aos participantes, visando incentivá-los à pesquisa científica; desenvolver atitudes, habilidades e competências, referentes aos processos de investigação científica, que possibilitem o aperfeiçoamento profissional dos operadores técnicos do Direito dentre outros. 

Foram convidados a participar do evento os especialista: Luiz Augusto D’Urso (advogado especialista em cibercrimes/presidente da Comissão Nacional de Cibercrimes da ABRACRIN e professor de direito digital da FGV); 

Outros palestrantes foram Fernando da Costa Tourinho Filho (advogado, promotor de Justiça aposentado e autor de várias obras ); Daniel Falcão (advogado/ professor da USP/ coordenador da pós-graduação direito eleitoral pela IDP-DF); 

Chamaram a atenção dos alunos a participação de Marion Bach (advogada criminalista/ conselheira da OAB-PR); Amanda Bessoni Boudoux (advogada criminalista); Patrícia Vanzolini e Cláudio do Prado Amaral (juiz de direito e coordenador de pós-graduação em Ciências Criminais pela USP).

Foram abordados os temas como Feminicídio,  Cybercrimes, Análise Crítica do Projeto Anti-Crime, Crime de Caixa Dois Eleitoral, Aspectos Contemporâneos do Sistema de Justiça Penal Brasileiro e Estado Atual de Direito Penal Sexual no Brasil.

Além de apropriar-se de conhecimentos para o seu desenvolvimento profissional, envolvendo a dimensão cultural, social, política e econômica da educação, bem como a metodologia utilizada nos trabalhos de investigação científica, Décio Piola afirmou que o Simpósio serviu para avaliação e a valorização dos trabalhos dos alunos de graduação da Faculdade de Direito de Franca.

Foto: Luiz Augusto D’Urso durante palestra promovida pela Faculdade de Direito de Franca


+ Justiça