compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Estados Unidos são o principal destino dos calçados produzidos no Brasil
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está com inscrições abertas para empresas interessadas em participar da feira Atlanta Shoe Market, nos Estados Unidos. As inscrições para a mostra, que acontece nos dias 10 a 12 de agosto, são limitadas e acontecem até o próximo dia 11 de abril.
As inscrições, já com subsídio da ApexBrasil, partem de US$ 500 para associados do Brazilian Footwear. A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Carla Giordani, destaca que a Atlanta Shoe Market, feira regional em franco crescimento no mercado calçadista norte-americano, tem foco em clientes do Sudeste dos Estados Unidos e na conexão com distribuidores locais.
“A feira, mais do que negócios, gera conexões fundamentais para empresas que buscam posicionamento de marca e distribuição no mercado estadunidense”, conta. Segundo ela, os Estados Unidos são o principal mercado consumidor de calçados do planeta, mas ainda muito dependente dos produtos asiáticos.
“No entanto, aquele mercado vem buscando, cada vez mais, diferenciais de sustentabilidade que não são cumpridos pelos calçadistas asiáticos, abrindo uma porta importante para o calçado brasileiro”, acrescenta a analista.
Magic e Project
Nos próximos dias, a Abicalçados abrirá inscrições para empresas interessadas em participar das feiras Magic Las Vegas/Project (19 a 21 de agosto) e Magic Nova Iorque (22 a 24 de setembro), também nos Estados Unidos.
As primeiras acontecem simultaneamente durante a Magic Week. A Magic Las Vegas é um evento que reúne calçados, vestuário e acessórios, facilitando a logística dos compradores entre um evento e outro, tendo foco em volume e produtos comerciais, enquanto a Project tem foco em produtos com maior valor agregado. A Magic Nova Iorque, por sua vez, ocorre próxima à Semana de Moda de Nova Iorque, visando atender principalmente butiques e redes de lojas da Costa Leste dos Estados Unidos .
Mercado
Principal destino do calçado brasileiro no primeiro bimestre de 2024, os Estados Unidos importaram 1,9 milhão de pares verde-amarelos por US$ 38,9 milhões, quedas de 10,4% e 3,7%, respectivamente, ante o mesmo período do ano passado.