Fabricante de calçados faz parceria para transformar couro em adubo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de outubro de 2019 às 18:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa pioneira, com a ILSA Fertilizantes Orgânicos, Calçados Bibi processa resíduos da operação fabril

Andrea Kohlrausch, de Calçados Bibi, que produz 2 milhões de pares por ano

A Calçados Bibi, sediada em Parobé (RS), firmou uma parceria com a Ilsa Brasil para transformar os resíduos do couro usados na fabricação em fertilizante natural para produções agrícolas.

O acordo começou em junho de 2019 e já destinou quatro toneladas de sobras.

Desde então, a Bibi contabiliza uma redução de 29% nos custos, já que a fábrica deixou de usar esse material no coprocessamento, quando o resíduo é triturado e, em seguida, queimado no forno.

Neste novo modelo, a Ilsa recebe o material, que é colocado em um reator e fervido a 300°C, processo que quebra as moléculas de couro.

Em seguida, forma-se uma gelatina orgânica com alta concentração de nitrogênio, que é colocada em uma secadora a 500°C.

Essa alta temperatura retira a água contida na gelatina e a transforma em pequenos grãos. “Fertilizantes altamente eficientes”, de acordo com a Ilsa.

O produto orgânico é utilizado, majoritariamente, no mercado nacional, mas o que não é consumido vai para exportação.

Entretanto, a empresa afirma que não há resultados concretos sobre essa parceria, especificamente, uma vez que os resíduos da Bibi Calçados são misturados a de outros fornecedores. 

A Ilsa alega que “diversos produtores já tiveram acesso a este adubo”, atestado pelo Ministério da Agricultura (Mapa).

Porém, também não informa em quantas propriedades o produto foi utilizado, pois os lotes são comercializados e seguem para diferentes destinos via canal de distribuição.

A presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch, destaca, no entanto, o benefício ambiental do projeto.

“Trabalha a favor do meio ambiente e gera benefícios palpáveis aos que utilizam o fertilizante”, revela a executiva. A empresa produz mais de 2 milhões de pares de calçados por ano.

Em nota, a Ilsa Brasil esclarece que recebe 95% de todo o resíduo de couro gerado pela indústria coureiro-calçadista no sul do Brasil, inclusive aqueles gerados pela Calçados Bibi.

Todo esse montante de material é transformado pela ILSA Brasil em 30 mil toneladas por ano de fertilizantes orgânicos e organominerais através de um processo conhecido como hidrólise térmica, o qual é altamente sustentável, exclusivo e de última geração.

“A Ilsa Brasil não realiza nenhuma espécie de coprocessamento, trituração ou queima de couro. Atualmente, a ILSA Brasil atende cerca de 15 mil agricultores nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A empresa atesta a eficácia de seus produtos, investe constantemente em P&D e faz acompanhamento constante junto aos agricultores”, diz a nota.


+ Meio Ambiente