​Fábrica de Cachaça Batista vai produzir álcool para hospitais da região

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de março de 2020 às 18:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Inicialmente, as Prefeituras de Rifaina e Sacramento serão atendidas pela produção de álcool da fábrica

Uma justa medida foi adotada pelos diretores da Cachaça Batista, que fica próximo a usina da Engie (antiga Cemig), mas no município de Sacramento. A unidade irá produzir álcool 70º para as prefeituras de Rifaina e Sacramento.

O álcool a 70° INPM (equivalente a 75° GL) possui concentração ótima para o efeito desinfetante e bactericida. Quando aplicado em superfícies, ao evaporar, o álcool promove a desnaturação das proteínas dos microrganismos, eliminando assim vírus e bactérias.

Recentemente, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, devido a pandemia novo coronavírus (Covid-19), emitiu uma MP permitindo que industrias fabricantes de bebidas alcoólicas pudessem produzir álcool 70° INPM para fins de doação para entidades de saúde. 

O objetivo é aumentar a oferta dos produtos para que hospitais e casas de saúde tenham mais acesso e fiquem resguardados da possível falta do sanitizante.

A Cachaça Batista se prontificou a produzir e doar o álcool 70º INPM para hospitais e casas de saúde da região da fábrica.

No processo da fabricação da cachaça de alambique, na destilação, aproveita-se somente o chamado “coração” da cachaça. 

“As outras partes, frações conhecidas comumente de “cabeça” e “cauda” são improprias para o consumo, porém são resíduos que contem bastante álcool ainda, sendo possível reaproveitar o redestilado em uma coluna própria para produção de álcool”, explicou  o gerente de produção, Edmilson Cesar.

As doações 

A produção do álcool será doada para as prefeituras de Rifaina/SP e Sacramento/MG, região onde está instalada o alambique da Cachaça Batista. 

As prefeituras se comprometeram a destinar o álcool para as frentes da área de saúde para ajudar na prevenção do novo coronavírus (covid-19).

Importante: as doações serão feitas somente para entidades de saúde, sendo proibido doar para o público geral.

HISTORIA 

Fundada no início da década de 40 por José Batista de Oliveira, na Fazenda Cachoeirinha, em Sacramento, Minas Gerais, a ‘cachaça da estrela’ logo ficou conhecida em todo Triângulo Mineiro por sua pureza e qualidade.

Foram 30 anos seguidos de uma produção totalmente artesanal.

Em 2008, Marco Antônio da Mota, genro de José Batista, atendeu ao desejo do precursor e retomou na Fazenda Boa Sorte a produção da tão apreciada Cachaça Batista. 

Desde então, ela vem sendo feita na Fazendo Boa Sorte, cujas instalações permitiram unir toda a tradição da bebida à modernas técnicas de produção.


+ Economia