Exposição de fotografias conta a história dos 60 anos da Unesp em Franca

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 6 de abril de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Exposição, parte das comemorações da criação do campus em 1962, fica em cartaz até 20 de abril na Casa da Cultura e do Artista Francano

Exposição de fotografias aberta ao público conta a história dos 60 anos da Unesp em Franca (Foto: Centro de Memória da Unesp Franca)

Uma exposição de fotografias conta a história dos 60 anos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Franca. A mostra é gratuita e, até o dia 20 de abril, está em cartaz na Casa da Cultura e do Artista Francano.

Em declaração dada ao portal G1, a doutora em História pela Unesp e curadora da exposição, Ana Carolina Viotti, diz que a mostra tem como objetivo aproximar os cidadãos francanos da instituição por meio de informações que mostram a importância do ensino, da pesquisa e da extensão ao longo das seis décadas da universidade.

“É uma história que foi construída mutuamente e que vale a pena ser narrada em conjunto. A cidade do calçado, do café e do basquete também é sede da Unesp, que influenciou e foi influenciada por essa comunidade”, comenta.

História da Unesp em Franca

Criada em junho de 1962, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) recebia o nome de Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras. Ela surgiu como uma faculdade municipal independente e, em 1977, foi incorporada à Unesp, passando a ser parte da universidade.

Até meados de 1980, a faculdade abrigava os cursos de Geografia, História, Letras, Filosofia e Pedagogia. Atualmente, permanece somente o curso de História e foram implementados, ao longo dos anos, os cursos de Serviço Social (1977), Direito (1982) e Relações Internacionais (2002).

No período, quatro programas de pós-graduação foram criados.

Comemorações

Atualmente, a Unesp Franca possui 2,4 mil alunos, 130 servidores técnicos administrativos e 71 docentes permanentes, além dos professores substitutos.

Nela, também existem diversos projetos oferecidos para a população, como o Centro Jurídico Social, cursinho Pré-Vestibular, Universidade Aberta para Terceira Idade e o coral.

Além da mostra, uma programação especial, que está disponível no site, foi definida pela instituição para comemorar a data, nomeada como ‘Jubileu de Diamante’.

Entre os eventos está a inauguração da ‘Gibiteca’, o lançamento de um livro sobre a história da Unesp, concertos e aulas magnas.

Como visitar a exposição?

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, o horário é das 9h às 15h.

O interessado pode ir à Casa da Cultura e do Artista Francano , na Rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1516, no Centro.

A mostra fica no local até 20 de abril. Depois, muda de local, por ser itinerante.


+ Educação