Exportações das indústrias brasileiras em alta nos últimos meses

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de novembro de 2017 às 16:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Comparado com o mesmo período analisado, de julho a outubro de 2016, índice mostra alta de 0,3%

O Coeficiente de Exportação da Indústria de Transformação (CE) marcou alta de 0,3% nos meses que vão de julho a outubro deste ano, avançando para 20,5% no terceiro trimestre deste ano, comparando com o mesmo período do ano anterior. No mesmo sentido, o Coeficiente de Importação da Indústria de Transformação (CI) avançou 0,8% ponto percentual, progredindo para 21,1%, na mesma comparação. Os dados são do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) e do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp.

De julho a setembro de 2017, as exportações cresceram 3,1% (em quantum), enquanto a produção industrial registrou aumento de 1,6%. Na análise por setor, os destaques positivos foram puxados pelos produtos têxteis (+2,7 p.p.), máquinas e equipamentos (+2,4 p.p.) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (+2 p.p.).

Outros quatro segmentos mantiveram seus índices estáveis: produtos minerais não metálicos, alimentos, bebidas e artigos de vestuário. Na contramão, ainda considerando dados dessazonalizados, os quatro setores que marcaram quedas foram os de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-0,3 p.p.), móveis (-0,4 p.p.), celulose, papel e produtos de papel (-1 p.p.) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-1,5 p.p.).


+ Economia