Expo Riva Schuh confirma mercados e gera milhões em negócios para os calçadistas

  • Marcia Souza
  • Publicado em 24 de junho de 2024 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Feira realizada na Itália pode ser marco na produção de calçados do semestre

O primeiro passo para a temporada mais movimentada deste ano na indústria calçadista brasileira já foi dado no exterior.

A edição de verão da feira Expo Riva Schuh, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de junho, em Riva del Garda, abriu esse calendário de eventos na Itália.

Isso com uma sinalização importante de manutenção de mercados e, inclusive, novos contatos e oportunidades para as 49 marcas brasileiras presentes no evento.

Valores de negócios

A mostra italiana terminou com a comercialização de 273,7 mil pares, que geraram mais de US$ 3,2 milhões.

Somando as expectativas em negócios que ficaram alinhavados na feira, o número salta para 1,3 milhão de pares e US$ 19,8 milhões.

A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Maior produtor

O Brasil, maior produtor de calçados do ocidente, foi destaque nesta edição. Isso não apenas por estar entre as maiores delegações de expositores internacionais presentes, mas também por ter levado as tradicionais cores do país – verde, amarelo e azul – para todas as escadas do pavilhão da mostra.

Opinião

A coordenadora de Negócios da Abicalçados, Paola Pontin, frisa que a indústria calçadista brasileira mostrou a sua diversidade, em tipo de produto e segmento, bem como no trabalho tanto com marca própria quanto em private label (com marca do cliente).

“Por isso, conseguimos notar diferentes reações no que tange aos mercados já trabalhados, abertura de clientes e busca por novas oportunidades de negócios. Ainda assim, a maioria das empresas reportou resultados positivos”, diz Paola.

Ela disse isso ao frisar que o grupo presente é maduro e trabalha o mercado externo de forma constante e estratégica.


+ Política