Data certa e decoração ideal para a montagem da árvore de Natal

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de novembro de 2017 às 15:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Inúmeras opções de cores, enfeites e combinações trazem mais alegria à comemoração cristã

Algumas lojas começam a se preparar para as festividades do final de ano já no mês de outubro. Basta o clima natalino dar o ar de sua graça que os mais apressadinhos também correm para desencaixotaros enfeites de Natal e preparar a árvore. A ainda tem aqueles que preferem deixar, não só os presentes, mas a decoração de Natal também para a última hora.

Mas afinal de contas, existe hora certa para montar a árvore de Natal?

A resposta é sim. Por se tratar de uma festa cristã, a sua decoração também faz parte dos rituais religiosos. De acordo com a fundadora de umas das lojas mais tradicionais especializada em decoração natalina, Cecília Dale, a data correta para a montagem da árvore de Natal, em 2017, seria o dia 03 de dezembro, que corresponde ao primeiro dia do Advento (data que antecede o Natal que para os cristãos é tempo de preparação e alegria).

Por se tratar de uma data móvel, varia de ano para ano, mas conta-se sempre as quatro semanas antes do Natal. Mas nada impede que que seja montada antes ou depois dessa época.

Com relação à decoração, inúmeras opções estão à disposição hoje em dia. Do tradicional vermelho e verde até tons que estão em alta como o dourado.

Apostar na combinação de cores que escolher para a árvore na montagem da mesa, também pode ser uma boa escolha para compor um visual harmônico. Uma dica para não errar é escolher no máximo três tons para evitar que a arrumação fique confusa.

É possível também escolher a decoração de Natal pensando no significado das cores, por exemplo. O dourado simboliza a generosidade, um dos presentes oferecidos pelos reis magos a Jesus foi o ouro, além da mirra e do incenso. Também representa a presença do divino na vida das pessoas.

Árvore, guirlanda e centro de mesa são os componetes clássicos da decoração natalina. Mas a criatividade sempre é bem vinda. Apostar em elementos divertidos e lúdicos pode ser uma boa aposta, principalmente para quem terá a presença de crianças. Elementos rústicos como ramos, galhos e juta misturados às cores neutras como branco e creme são um efeito muito bonito.

Se ainda não pensou em como vai ser sua decoração esse ano, é um bom momento para colocar essas dicas em prática.