Ex-líder de Gilson de Souza, Ilton Ferreira tem feito cobranças ao prefeito

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de abril de 2018 às 05:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereador quer ações de transparência na prestação de contas feita pela Prefeitura de Franca

​Ex-líder do prefeito Gilson de Souza (DEM) na Câmara dos Vereadores, Ilton Ferreira, também do DEM, tem mostrado uma postura mais independente e combativa neste segundo ano de seu mandato. 

Nos últimos meses, apresentou cobranças fortes sobre a gestão de Gilson e vem cobrando informações relativas às finanças, aplicação de recursos e transparência do atual prefeito.

No mês passado, Ilton, que foi conselheiro tutelar em Franca e tem atuação conhecida na cidade junto à causa da Criança e do Adolescente, cobrou da Prefeitura uma ação rápida para ocupação do prédio da escola Nadeide Scarabucci, desativada há dois anos e constantemente ocupada por marginais e moradores de rua. Ele quer uma creche naquele local.

Outra cobrança de Ilton sobre Gilson de Souza é para que o prefeito preste informações sobre a aplicação do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Entre os questionamentos elencados pelo parlamentar sobre o fundo estão informações sobre a retomada das construções dos cinco prédios, onde deverão funcionar creches, cujas obras estão paralisadas desde a administração anterior. 

projeto de lei que visa a tornar de mais simples compreensão as prestações de contas do poder público municipal.

O parlamentar afirma que quer ainda mais transparência no tocante à execução orçamentária e o cumprimento das metas fiscais do município.

Caso se torne lei, o projeto tornará obrigatório, nas audiências públicas de prestação de contas, as Demonstrações Auxiliares dos Gastos (DAG), com linguagem menos técnica e mais objetiva.

“Os gastos deverão ser apresentados e totalizados por Secretaria, sendo classificados em três grandes grupos, Investimentos, Despesas Gerais e Despesas Financeiras”, disse o vereador. “É preciso que estejamos a par de todas as ações do Poder Executivo, para que possamos fiscalizar e também somar forçar”, completou.


+ Política