Evento marca os 50 anos na Câmara Municipal na noite desta sexta-feira

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de maio de 2018 às 10:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerimônia irá reunir políticos, autoridades e empresários ligados ao setor calçadista

A Câmara Municipal de Franca realizará uma solenidade, nesta sexta-feira, a partir das 20 horas. Trata-se de homenagem para a Francal, que realizará, este ano, sua 50ª feira voltada ao setor calçadista.

O primeiro evento ocorreu no distante ano de 1969, quando o então prefeito de Franca, José Lancha Filho, decidiu realizar na cidade uma feira para exposição e venda de calçados. 

No ano seguinte, nasceria a Francal Feiras, promotora de feiras de negócios. E vieram novas feiras: em 1970, no Palmeirinhas, com estrutura de madeira e cobertura de lona nos estandes; em 1971, no Ceagesp, foi quando o evento começou a tomar formato de feira de calçados.

Em 1972, já foi realizada no primeiro dos pavilhões localizados no complexo poliesportivo de Franca. Foi se expandindo, ocupou o segundo pavilhão e permaneceu na cidade até 1982. 

“Foi quando a Prefeitura decidiu que deixaria o evento, que passou a ser gerido plenamente por empresários do setor. O Miguel Betarello foi o primeiro a entrar como sócio, depois eu, e os demais proprietários atuais foram também somando conosco”, disse o empresário Carlos Brigagão.

Em 1983, em uma iniciativa ousada, a Francal migrou para São Paulo, na gestão do presidente Miguel Bettarello. “Em Franca, não havia rede hoteleira que comportasse a feira. A cidade também era carente de entretenimento e infraestrutura. A gente queria uma feira totalmente técnica e por isso a escolha foi São Paulo”, disse Miguel.

Ao longo desses anos, participaram da feira presidentes da República, ministros de Estado, senadores, deputados, governadores, secretários, prefeitos, vereadores e as principais lideranças empresariais do Brasil, além de lojistas de todo o país e dos mais relevantes mercados mundiais.

Entre os presidentes, somados os períodos de Franca e São Paulo, prestigiaram a Francal: Costa e Silva, Geisel, Figueiredo, José Alencar e Lula; os governadores de São Paulo: Paulo Maluf, Luís Antônio Fleury, Laudo Natel, José Maria Marín, Franco Montoro (acompanhado do então secretário de Segurança Pública, Michel Temer), Mário Covas, José Serra, Claúdio Lembo e Geraldo Alckmin. Para este ano, Márcio França, recém empossado, é esperado.

Os empresários disseram ainda que a visita de tantas autoridades trazia benefícios para toda a cidade, como recursos para a Santa Casa e o pioneirismo em serviços federais, como o Telex, DDD (Discagem Direta a Distância) e o Cacex (Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil).

A relevância da feira Francal é evidente. Na última edição, por exemplo, a 49ª, realizada no ano passado, foram 500 expositores, de 1,5 mil marcas, que trouxeram ao mercado lançamentos para a temporada primavera verão deste ano e contemplaram negócios relevantes com lojistas de todo o Brasil e importadores dos cinco continentes.


+ Política