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Profissionais de vendas e serviços são capazes de incrementar seu desempenho ao exibirem fotos com barba em perfis como LinkedIn e em materiais de marketing.
Qualquer aspecto ligado à aparência, como cabelo, passa um tipo de informação ao cliente, mesmo que inconscientemente
Compradores em potencial consideram vendedores que usam barba mais experientes e, portanto, mais confiáveis, em comparação com seus colegas de rosto lisinho, com barba por fazer ou bigode.
E isso independe de raça, etnia, idade, renda, atratividade e simpatia, tampouco do setor ou do contexto no qual os profissionais atuam (presencial ou online).
Eis o que revela um “combo” de cinco estudos publicados no Journal of Business Research sobre o poder da barba no competitivo mundo das vendas.
Neste segmento, experiência e confiabilidade são essenciais para a construção de relacionamentos e a conversão de novos negócios.
Isso também vale para o setor de serviços (nos quais os barbados receberam índices de satisfação mais elevados).
Em uma das análises do estudo foram implantados anúncios de representantes comerciais com e sem barba a fim de examinar a eficácia de um negócio no mundo real.
De acordo com notícia publicada pelo portal 6 Minutos, a versão barbada gerou uma taxa de cliques (CTR) bem mais alta, o que coloca potenciais clientes no pipeline de vendas.
Na prática, a CTR atingiu 2,66%, número significativamente acima das médias da indústria — cerca de 0,71% (serviços industriais) e 1,04% (tecnologia).
A barba pode entrar e sair de moda, mas, de uma perspectiva evolutiva, representa uma vantagem sutil no que se refere à competência, liderança e status”, diz Sarah Mittal, professora da St. Edward’s University e co-autora da pesquisa.
“Deixar uma barba saudável crescer sinaliza não apenas uma espécie de ‘imunocompetência’ no trabalho, mas também tem efeitos na forma como o indivíduo é avaliado em outras facetas da vida.”