Estudante de Claraval que descobriu asteroides dá dicas para ver o eclipse lunar

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 18 de novembro de 2021 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Para conseguir se localizar melhor, você pode instalar o aplicativo ‘Star Walk 2’, para saber a posição exata dos astros no céu”, diz a estudante

A estudante Joice Vitória Leão Morais, 18 anos, matriculada no 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Iarbas Rodrigues, de Claraval-MG, que recebeu o reconhecimento da Nasa, a agência espacial americana, por ter descoberto dois asteroides, deu uma dica aos leitores do Jornal da Franca sobre o eclipse lunar desta madrugada.

De um jeito todo didático, próprio de quem sabe o que faz, Joice Vitória diz como ter melhor resultado na observação do eclipse lunar que acontece na madrugada desta sexta-feira, com visibilidade na região de Franca.

Joice Vitória diz: “não deixe de observar o céu entre a madrugada e o amanhecer desta sexta-feira, dia 19 de novembro”.

A observação do Eclipse Lunar parcial mais longo dos últimos 580 anos vai depender das condições meteorológicas da cidade. Se possível, cheque a previsão do tempo e procure um local aberto, longe de poluição luminosa da cidade.

Sem equipamento

Ele poderá ser visto a olho nu, não sendo necessário uso de equipamentos. O eclipse lunar parcial deve contemplar os céus de boa parte do Brasil.

Interessada no assunto, Joice Vitória já pesquisou o que poderá fazer para ver bem o fenômeno astronômico. Segundo ela, ele terá início às 03h02m (horário de Brasília), com o auge ocorrendo por volta das 06h02m.

O eclipse parcial começa por volta das 4h19 de Brasília, e deve durar pouco mais de 3h. Porém, ele pode ser observado uma hora antes, quando a Lua entra na penumbra da Terra (parte externa da sombra). “Nesse momento, o satélite escurece, ainda que de forma sutil”, diz ela.

O pico deve acontecer às 6h, mas, como a Lua já estará abaixo do horizonte no Brasil, não será possível mais vê-la.

Aplicativo Star Walk 2

“Para conseguir se localizar melhor, você pode instalar o aplicativo ‘Star Walk 2’, onde você pode saber a posição exata dos astros localizados no céu”, diz a estudante que descobriu asteroides.

“Caso você não seja um dos contemplados, seja por conta da localização ou muita nebulosidade nos céus da sua região, saiba que ainda assim é possível acompanhar o eclipse lunar parcial. O canal ‘TimeAndDate’ fará uma transmissão ao vivo do evento”, diz.

Joice Vitória deu mais informações sobre os céus nesses dias. Além do eclipse lunar parcial, outros fenômenos astronômicos poderão ser observados na madrugada desta sexta-feira (19).

As pessoas poderão ser contemplados com os aglomerados estelares das Plêiades e Híades; das constelações do Touro e do Órion, com as suas populares “Três Marias”; passagens de satélites artificiais e a chuva de meteoros Leonids.

“Para esses, a recomendação é que se use um binóculo ou telescópio”, diz Joice Vitória Leão Moraes, com conhecimento de quem é apaixonada. por astronomia.


+ Astronomia