Estas são as melhores cervejas do Brasil em 2023. Será que você conhece todas?

  • Robson Leite
  • Publicado em 27 de dezembro de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cervejas leves ou encorpadas, as cervejas artesanais brasileiras estão cada vez melhor e vencendo concursos pelo mundo

Seja no Brasil ou fora dele, produtos nacionais se destacam no mercado. Muitos, inclusive, reúnem colecionam prêmios conquistados em competições importantes — e globais — para o setor.

Confira algumas das melhores cervejas brasileiras:

01 — Colombina Cold Brew Lager

Produzida pela Cervejaria Colombina, de Aparecida de Goiânia, em Goiás, a bebida foi eleita a melhor do Brasil pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) ao derrotar 1.124 rótulos.

Patrícia Mercês, sócia fundadora e diretora-executiva da empresa, explicou que a cerveja é leve e com a personalidade marcada pelo aroma do café, representando ainda o que a família busca ao criar produtos: elevar o regionalismo do Centro-Oeste.

02 — Colorado Aipi Lager

A cerveja produzida em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foi a mais votada entre as 128 opções brasileiras na 12ª edição do Brussels Beer Challenge, em Turnhout, na Bélgica, e recebeu quatro medalhas. A bebida tem acerola entre os ingredientes, o que a deixa leve e refrescante.

03 — Ashby Britsh Strong Ale

No mês de setembro, em Londres, na Inglaterra, o World Beer Awards, considerado um dos maiores concursos de cerveja, elegeu a bebida fabricada de Amparo, no interior de São Paulo, como a melhor do mundo na categoria Bitter, com graduação alcoólica superior a 5,5%.

Ashby British Strong Ale possui quatro tipos de malte, além de lúpulos aromáticos nos sabores de amêndoa e frutas amarelas.

04 — Tannat Grape Ale

A Tannat Grape Ale, da cervejaria Alem Bier, de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, foi a vencedora do Concurso Nacional da Cerveja 2023 realizado em Blumenau.

Com um pé no mundo dos vinhos, a bebida é fermentada com uvas tintas Tannat, provenientes de vinhedos da Serra Gaúcha. Além disso, tem adição da levedura Brettanomyces bruxellensis e maturação de 26 meses. De acordo com a cervejaria, é uma bebida complexa e selvagem.

05 — Saison Pitaya

A bebida da Água do Monge venceu a 10ª edição do Concurso Cervezas de América 2023, no Chile, na categoria estilo Saison, que são cervejas de produções sazonais, da América Latina.

De acordo com a cervejaria, que carrega o mesmo nome da cerveja, o produto tem toque frutado da pitaya.

A sugestão é harmonizá-lo com sashimi, queijo brie, tender, coxas de frango, panetone ou mousse de chocolate branco.

06 — Blauer Berg Porter

Apesar da segunda colocação no Concurso Nacional da Cerveja, a Blauer Berg Porter, fabricada em Timbó, cidade de Santa Catarina, também chamou a atenção no evento. A bebida escura apresenta notas de café e chocolate.

07 — Brut

O produto da cervejaria mineira Wäls foi premiado na categoria Speciality Beer, para cervejas especiais, do World Beer Awards.

Segundo informações da própria marca, “ela é elaborada através do tradicional método champenoise e produzida com leveduras de champagne”. A cerveja é dourada e com aromas que lembram vinho branco e notas cítricas.

08 — IPA Zero

A cerveja de Campinas, em São Paulo, foi escolhida como a melhor bebida sem álcool ou de baixa graduação alcoólica do mundo na premiação do World Beer Awards. Seu teor é inferior a 0,4% devido ao processo de fermentação especial. A bebida tem apenas 46 calorias e aroma cítrico dos lúpulos americanos.

09 — Sour de Caju

Fabricada pela Proa Cervejaria, a bebida da Bahia foi premiada no World Beer Awards como a melhor na categoria Flavoured Wild & Sour Beer, de sabores ácidos e frutados. Além da acidez como característica principal, é refrescante e elaborada com ingredientes do Nordeste.

10 — Sour com Morango

Também na premiação do World Beer Awards, a cerveja Sour com Morango ficou em primeiro lugar na categoria Catharina Sour, que reúne os destaques produzidos com frutas tropicais.

“A bebida é boa para ser servida em coquetéis, em entradas de refeições ou para acompanhar pratos mais gordurosos, contrastando sabores e criando a harmonia perfeita. A acidez predomina e é levemente salgada, uma cerveja de baixo teor alcoólico e corpo leve”, explica a marca.

(Com informações do portal Globo Rural)


+ Gastronomia