compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Contribuiu a ação de aparelhamento das Defesas Civis Municipais, com investimento de R$ 76 milhões e compra de 478 viaturas
Queimada na estrada Franca a Claraval. Defesa Civil do Estado comemora a queda de quase 80% no número de ocorrências
A Operação Estiagem deste ano chega ao fim com o menor número de focos de incêndio já registrado desde o começo da série histórica, em 1998.
Realizada entre os dias 1 de junho e 30 de setembro, a edição deste ano contabilizou 1.008 focos de incêndio em todo o Estado de São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, uma redução de 79% se comparado com os 4.884 focos de incêndio registrados no mesmo período de 2021.
Já o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas publicado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, registrou uma queda de 69% na incidência de incêndios nos Parques Florestais do estado de São Paulo.
Durante o período da Operação Estiagem foram registradas 72 ocorrências em Parques Florestais. Já no mesmo período de 2021 ocorreram 234 incêndios.
Série de fatores
A queda nos números pode ser atribuída a uma série de fatores, dentre os quais se destaca a intensificação das ações preventivas e de comunicação, tanto do setor privado como público.
Também contribuiu a a ação de aparelhamento das Defesas Civis Municipais, com investimento de R$ 76 milhões e compra de 478 viaturas entregues para 412 municípios, além da implantação de novas ferramentas tecnológicas, bem como a boa distribuição das chuvas nos meses de inverno.
“Encerramos a Operação Estiagem de 2022 com o melhor resultado da história. Quero agradecer a todos os agentes que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil pela dedicação e trabalho árduo, graças a todo esse esforço podemos comemorar este ano. Mas sabemos que ainda temos muito trabalho a ser feito”, enfatizou o Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil.