Estado de SP faz campanha para incentivar redução dos índices de acidentes

Ações nas redes sociais alertam para a necessidade de um trânsito mais seguro e com menos acidentes

Postado em: em Trânsito

Com o tema “Não feche os olhos para a sua segurança”, o Maio Amarelo 2020 faz um alerta para a importância da redução dos índices de acidentes no Estado de São Paulo.

Produzida pela Secretaria de Logística e Transportes, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a campanha, neste ano, está sendo toda pelas redes sociais, em razão da pandemia do novo coronavírus.

O mês de maio é marcado em várias partes do mundo para incentivar as boas condutas no trânsito visando à segurança viária. 

 “A campanha busca a conscientização da população para a diminuição dos acidentes no trânsito, principalmente neste momento em que a preocupação maior é preservar os leitos dos hospitais para os milhares de pacientes infectados com o novo coronavírus”, destaca João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.

Estão sendo publicados uma série de posts educativos e até um filtro exclusivo e divertido para o usuários do Instagram. 

Além das peças nas redes sociais, mensagens relativas ao tema estão sendo divulgadas nos painéis eletrônicos das rodovias, chamando a atenção da população para o Maio Amarelo.

O secretário João Octaviano reforça que a atitude correta é fundamental para um trânsito mais seguro.

“Ao decidir fazer uma conversão proibida, ao escolher ultrapassar um semáforo vermelho ou ao atravessar a rua fora da faixa de pedestre, há consequências. Dirigir um carro acima da velocidade permitida ou após ter consumido bebida alcoólica coloca a vida do próprio e de outras pessoas em risco. São decisões tomadas de forma consciente, que podem ser evitadas e fazem a diferença quando o assunto é preservar vidas no trânsito.”

Acompanhe as redes sociais da SLT: 

Instagram: @sltsp

facebook: @secretaria.logistica.transportes

twitter: @SLTSP

Respeito à Vida

A segurança viária é uma das prioridades do Governo de São Paulo. Por meio do programa Respeito à Vida (www.respeitoavida.sp.gov.br), mobiliza dez secretárias de Estado, Prefeituras e sociedade civil para a realização de projetos com foco na redução de fatalidades de trânsito. 

Uma das inovações é o Infosiga SP, primeiro sistema do Brasil a publicar mensalmente estatísticas sobre acidentes no Estado.  

As informações são a base para quase 9 mil projetos em andamento que incluem obras em vias urbanas e rodovias, além de ações educativas e de fiscalização.

Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa, e R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas do Detran.SP beneficiam 96% da população. 

O resultado dessa mobilização foi uma queda considerável nas fatalidades de trânsito no Estado. Em 2019, os índices recuaram 16% na comparação com 2015, início da série histórica do Infosiga SP.


Artigos Relacionados