Esta terça (25) é dia de São Crispim, protetor dos sapateiros, lembrado em Franca

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 25 de outubro de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dia começou com a celebração de Missa e vai terminar com procissão e missa para celebrar a data e homenagear padroeiro e sapateiros

Celebração na paróquia de São Crispim, no City Petrópolis, realizada na noite de segunda-feira (24)

Comemora-se nesta terça-feira, dia 25 de outubro, o Dia de São Crispim e São Crispiniano, padroeiros dos Sapateiros, muito venerados em Franca, cidade conhecida como a Capital do Calçado Masculino.

Além de celebrar os 23 anos de instalação da Paróquia de São Crispim, no City Petrópolis, os católicos estão participando de missas e procissão em ação de graças no dia de hoje.

Com o tema sobre trabalho nas celebrações sobre o Dia de São Crispim, a igreja reuniu centenas de fiéis nos últimos dias na paróquia São Crispim, sob o comando do Padre Geraldo José Urbinatti, vigário paroquial, padre Fabiano Rosa de Oliveira e diácono José Luíz Afonso Neto.

As homilias relembraram os irmãos gêmeos que pregavam a palavra de Deus e trabalhavam como sapateiros.

Vida espartana

Eles dedicaram a vida para espalhar a mensagem de amor e solidariedade. Os santos considerados como padroeiros dos sapateiros são venerados tanto pelos católicos quanto pelos umbandistas com associação de São Cosme e Damião.

Os irmãos nasceram em Roma, por volta do século III, e desde cedo se dedicaram ao cristianismo, mas tiveram que fugir para a França quando começou a perseguição aos cristãos em sua cidade natal.

Conhecidos por seu trabalho como sapateiros e a pregação da palavra, os irmãos abdicaram de bens materiais e viviam somente com o necessário para a sobrevivência, doando o resto do dinheiro que ganhavam com o trabalho.

Lembrança

Durante a celebração na noite de segunda-feira, o padre Geraldo Urbinatti destacou os 23 anos da instalação da paróquia de São Crispim, que recebeu importantíssima relíquia dos santos Crispim e Crispiniano – são restos mortais que ficarão expostos para visitação -, além da imagem de Santa Maria Gorete, apresentada aos católicos e que depois ficará guardada em uma urna embaixo do altar

Nesta terça-feira (25) foi celebrada missa às 5 horas da manhã e, depois, a partir das 19h30, iniciando na última rua do bairro City Petrópolis, a procissão até a paróquia e depois a missa na paróquia Paróquia São Crispim, localizada na Avenida Theodomiro Ramos, 760, City Petrópolis. São esperados centenas de fiéis para esse momento importante.

Sapateiros

Franca possui mais de 176 empresas calçadistas – já chegou a ter mais de 450 no seu pólo fabril. Hoje são pouco mais de 18 mil trabalhadores diretos e pouco mais de 25 mil indiretos. A cidade é conhecida como a “Capital do Calçado Masculino”.

Franca foi a pioneira a desenvolver o mapeamento da Cadeia Produtiva Coureiro Calçadista de Franca.

Segundo informações do Sindifranca – Sindicato da Indústria Calçadista de Franca, por este fato é conferido a Franca inúmeras vantagens competitivas.

Como prova, a cidade exportou em 2010 para 59 países, que consumiu quase 3,5 milhões de pares de calçados produzidos em Franca, e rendeu um faturamento de U$ 97 milhões de dólares.

Canais abertos com o mundo

Poderia ser melhor com a ajuda do poder público, por hora, a produção francana mantém aberto os canais de comércio com vários países.

Mesmo com as dificuldades no quesito exportação, buscou-se novas alternativas e foram feitos investimentos no mercado interno. Dos 35,5 milhões de pares de calçados produzidos, 32,2 foi para esse mercado, uma participação de 90% da produção.

Outro fato relevante história de Franca é que há 16 anos o Instituto Pró- Criança, que tem por objetivo combater o trabalho infantil, o que inexiste na cidade, promove a educação e a proteção a criança, auxiliando na consolidação de um futuro melhor, através de inúmeros cursos profissionalizantes e incentivo a prática de esportes.

Apesar de ser o principal segmento econômico que move a cidade, o setor calçadista não atravessa bons momentos.

Muitas empresas enfrentam dificuldades com a falta de mão de obra por conta dos baixos salários e outras questões relacionadas a impostos. Mesmo assim, alguns empresários do setor buscam a sustentabilidade do segmento.

Oração a São Crispim e São Crispiano

“Oh! Deus, que com tão inefável bondade
inspirastes a vossos fiéis servos
Crispim e Crispiniano
a renúncia dos bens terrenos

e o amor das espirituais delícias,
o horror das mundanas vaidades
e os encantos da eterna bem-aventurança,
o desprezo das galas transitórias
e gosto dos trabalhos humildes:
Concedei-me, pela intercessão
destes ilustres Mártires
a graça da verdadeira sabedoria,
desprezando tudo o que é efêmero e caduco
para amarmos somente o que é salutar e eterna.
E vós ínclitos Patronos,
que tão heroicamente empenhastes
a vossa vida para atear na terra o amor de Jesus,
intercedei por nós,
para que seguindo o vosso exemplo
possamos honrar sempre o nome cristão.
Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Amém!”


+ Religião