Esse texto foi escrito para quem não passou no vestibular

  • Língua Portuguesa
  • Publicado em 31 de janeiro de 2019 às 22:12
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sensação indescritível.

Depois do desespero que sai pelos poros, provoca frio na barriga, secura na boca, coração disparado, medo, tremor, o mundo parece preso único segundo na ponta do dedo.

Quanto mais a unha desce, mais raspa a página ou a tela. Aquela pequena lista enorme. A danada cresce à medida que o dedo escorrega. Dedo que arrasta junto aquele suor frio. Fogo, fogaréu.

O nome parece se brincar de pique-esconde. De repente, não mais que de repente, pula nos olhos. Os olhos parecem se enganar. Emerge do desespero a descrença. Um beliscão faz acordar. É hora, então, de pular, berrar, abraçar, chorar, chupar o ar. A felicidade explode: Olha ele aqui!!!!”.

Do nada, surge um bando de estilistas bêbados que transformam euforia em calça rasgada, em camisa furada. 

Vestibular é um ritual de passagem em que maquiadores enlouquecidos transformam cabelos em caminhos de ratos, caras e bocas, em máscara de palhaço.

É quando todo um jovem acha bonito ser feio, deixar de ser humano para virar BIXO, perde qualquer noção de realidade: abraçar o sonho, tornar-se dono do próprio destino.

E nada mais há a dizer. Palavras não traduzem a felicidade de passar, da sensação tão humana de vencer, a capacidade de fazer o destino acontecer. 

Mas, e os que não passaram. Sentem-se o verme preso na pata do cocô do cavalo do bandido. Difícil encarar o mundo com os olhos no horizonte. Parece que até o cachorrinho cobra a Vitória, quando olha. E quando alguém diz: “O filho do fulano passou”. Um insensível sussurra: “E passou de primeira”. E o vizinho: “Não passou? De novo?” É a morte encarnada. E quando o papai diz: “Papai se sacrifica mais um ano e investe em você. Vou te dar tudo o que você quiser, mas dessa vez tem que passar”. Você não é um ser, é um investimento. Investimento tem que render. Daí vem a ansiedade, a depressão, os florais, o psicólogo…

Calma: o mundo é redondo, numa determinada hora você está por baixo, em outra está por cima. Calma: Só peru e chester morrem na véspera. Lembre-se do velho Guimarães Rosa: “Todo mundo tem a sua hora e a sua vez”. E a sua vai chegar. 

Crie uma estratégia diferente da do ano anterior. Escolha a faculdade, não deixe que ela o/a escolha. Faça sua decepção se tornar um fator a seu favor. Mesmo que não tenha estudado nada ou teve notas ridículas, de um ano para outro a escola muda, o vestibular muda e, principalmente, você muda. Seja um ser humano e não um mero vestibulando. Se você tem medo, já perdeu. Cursinho é o mal necessário. Mude sua rota se achar necessário ou fique na mesma se se sentir seguro(a). “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Força e foco.

PARABÉNS

A TODOS AQUELES QUE PASSARAM

ÀQUELES QUE FICARAM PERTO E ESTÃO NAS LISTAS

ÀQUELES QUE TENTARAM, MAS JAMAIS DESISTIRAM 

E ÀQUELES QUE NUNCA DESISTIRÃO.


+ Educação