compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O espirro reverso é uma reação comum em cães em situações de excitação e ansiedade; veja como proceder quando isso acontecer
Apesar de assustar, espirro reverso em cães é comum – foto Freepik
É comum que os cães apresentem o chamado espirro reverso, reação que ocorre quando o bichinho leva o ar para dentro dos pulmões ao invés de soltá-lo.
Nesses casos, os pets podem apresentar uma reação parecida com um engasgo, tosse intensa ou sufocamento, assustando assim seus tutores.
Apesar de assustar de início, o espirro reverso, por si só, não é um motivo de preocupação.
De acordo com a médica-veterinária Dra. Aline Ambrogi Franco Prado, essa é uma reação simples e que não apresenta perigo à saúde do cachorro.
Docente do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK, ela diz que o espirro reverso é especialmente comum em certas raças de cães.
“Raças pequenas são as mais acometidas, como o Shih Tzu, Lhasa Apso, Pinscher e Yorkshire. Os cães braquicefálicos (com focinho achatado) também são predispostos. Exemplos dessas raças são os pugs e buldogues”, explica Aline.
Sobre os momentos em que o espirro reverso pode ocorrer, a profissional diz que isso varia. No entanto, situações de excitação e ansiedade podem desencadear essa reação mais facilmente.
Além disso, o momento de beber algum líquido também traz mais probabilidade da reação acontecer.
Quando se preocupar?
Segundo Dra. Aline, o espirro reverso não é motivo para muita preocupação e costuma durar pouco.
“Ele não costuma durar mais que 3 minutos e normalmente o animal volta ao normal sem necessitar de interferência”, comenta.
Por isso, pouco depois do episódio o seu cão tende a voltar ao normal e seguir o seu dia sem nenhum tipo de interferência na sua respiração e qualidade de vida.
Agora caso seu cão apresente outros sintomas além do espirro reverso, é hora de se preocupar.
“Caso algum outro sinal mais grave apareça, o recomendado é procurar um médico-veterinário de confiança para a realização de exames mais específicos, como por exemplo raio-X”, orienta a especialista.
E como evitar?
Para evitar o espirro reverso e se poupar do susto, uma boa dica, segundo a médica-veterinária, é acalmar o animal em momentos de ansiedade, como a chegada do dono em casa ou a hora da comida. Isso torna a reação bem menos provável.
*Informações Alto Astral