​Espetáculo várias vezes premiado encerra o Festival “Águas de Março”

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de março de 2018 às 10:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O espetáculo terá inicio às 20 horas desta quarta-feira ( 28 de março ) no Teatro Municipal de Franca

O Grupo Pasárgada de São Paulo comemora 47 anos em 2018. 

Reconhecido por trabalhar com temas ligados às raízes populares, identidade cultural, cidadania e exclusão social. 

Junte-se a esse dado o universo dos contos recolhidos por Luís da Câmara Cascudo, que deixou como legado uma obra imensa, e nela uma história sobre os desafios propostos por um rei aos pretendentes da mão da princesa para adivinharem do que é feita a sua almofada real. 

Pronto, está feita a matriz do espetáculo “Que bicho é esse?”, que tem direção artística do francano de José Geraldo Rocha.

O espetáculo terá inicio às 20 horas, desta quarta-feira ( 28 de março ) no Teatro Municipal e com entrada franqueada através do ingresso solidário, ou seja um litro de leite ou óleo, que deverá ser entregue na recepção do Teatro.

4.200 pessoas já passaram pelo Festival “Águas de Março” que este ano está em sua vigésima nona edição. Começou no último dia 18 e se encerra amanhã. Envolveu 580 artistas amadores e profissionais de Franca e região.

O GRUPO PASÁRGADA

Fundado em 1971 por ex alunos da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, entre eles o francano José Geraldo Rocha, Valnice Vieira Bolla, ZéCarlos Machado, Claudio Campana, Richards Paradizzi e outros, o Pasárgada atravessou gerações realizando importantes montagens cênicas.

O resultado desse reconhecido trabalho aparece nas várias indicações e premiações recebidas pelo Pasárgada e seus integrantes, revelando autores, diretores, atores e outros profissionais como cenógrafos, figurinistas com reconhecida experiência teatral nas quatro últimas décadas.

O espetáculo “Que Bicho é Esse ? mantém a linguagem e proposta de todas as encenações do Pasárgada tratando público com o respeito que lhe é devido: e afirmando o teatro como espaço privilegiado de debate e diálogo com o público.

Quem faz o Que Bicho é Esse ?

FICHA TÉCNICA

Espetáculo: QUE BICHO É ESSE ?

Fotos de: Kaká Degaspari

Texto: Angela Lyra e José Geraldo Rocha

Elenco: Luiã Borges, Joana Freire, Mariana Rodrigues e Lino Colantoni

Cenários/Figurinos/Bonecos: Valnice Vieira Bolla

Customização: Tito Rodarte

Gravura: Nelson Capenee

Costureiras: Jane Costa e Ione Pereira

Designer gráfico: Renato Gonda

Músicas: Luian Borges/José Geraldo Rocha

Direção musical: Luian Borges e José Geraldo Rocha

Produção: Grupo Pasárgada

Direção geral: José Geraldo Rocha

Angela Lyra – é atriz e musicista. Estudou teatro, canto e violão popular. Especializou-se em mímica corporal dramática em Londres na “International School of Corporal Mime” e estudou Clown na França com Philippe Gaulier. Ao voltar de Londres iniciou sua carreira como escritora e dramaturga.

José Geraldo Rocha – é francano, diretor e dramaturgo com mais de 15 textos escritos e encenados. Ganhou os prêmios Governador do Estado / APCA / Mambembe / APETESP / MinC – Menção Honrosa – 2º Concurso Nacional de Dramaturgia / Prêmio Estímulo – Sec. de Estado da Cultura – Bolsa de Dramaturgia (Secretaria de Estado da Cultura).

Kaká Degaspari – é atriz, musicista, mímica e educadora. Graduada em 2014 na “International School of Corporeal MiMe” (Escola Internacional de Mímica Corporal Dramática) em Londres. Em 2013 foi convidada para fazer parte da Cia Theatre de L’Ange Fou dirigida por Steve Wasson, com a qual realizou turnês em Londres e Estados Unidos, integrando o novo projeto “The White Church Theatre Project” apresentando o espetáculo “Waiting for Ulysses” em Wisconsin-EUA.

Luian Borges – é ator e multi-instrumentista. Estudou música por nove anos na ULM – Universidade Livre de Música Tom Jobim, e realizou trabalhos na TV Record – novela Acampamento Legal (ator e músico), SBT – novela Esmeralda (ator e músico). Em cinema: Filme “O Príncipe”, de Hugo Giorgette (músico/cavaquinho). Teatro: “O Colecionador de Crepúsculos”, “A Boneca Azul”, “Um, Dois, Três, Vou Contar Pra Vocês”, “Mariazinha da Câmara Cascudo”, “A Lenda do Quebra Nozes” , “Avoar” , “ Panos e Lendas” , “No Quintal de Ozom”.

Joana Flor – é cantora, compositora, poetisa, instrumentista e sound designer. Desde 1999 trabalha compondo, arranjando e executando trilhas sonoras para teatro, dança e circo.

Valnice Vieira Bolla – Bolla é atriz, produtora, cenógrafa, figurinista e arte educadora. Foi uma das fundadoras do Grupo Pasárgada no início da década de setenta. Atuou em praticamente todos os espetáculos do Grupo. Fez cenografia, cenários, adereços e bonecos para dezenas de produções, entre elas Panos e Lendas, Velhos Retratos, Peixe Vivo, Até onde o vento levar. Recebeu os prêmios: APETESP – Mambembe – APCA e outros. Atuou durante dois anos no Grupo Tapa.


+ Cultura