Especialista ensina como usar vídeos para vender mais pelas redes sociais

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de junho de 2019 às 17:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo Camilo Coutinho, muitos empresários começam a fazer vídeos porque seus concorrentes fazem

ão é novidade que os vídeos são a linguagem da vez. Quem caminha pelo YouTubeFacebook Instagram pode até estar cansado de ver tantos vídeos publicados por lá. Somente na plataforma do Google, milhões de vídeos são publicados por dia – o que tem motivado empreendedores a investir alto em projetos audiovisuais. Mas a pergunta que todo empresário deve se fazer é: será que estou aproveitando o melhor da plataforma?

Para Camilo Coutinho, da Double Play, agência especializada em videomarketing, a resposta para a pergunta acima é que, na maioria dos casos, não.

O grande problema, na sua visão, é que empreendedores começam a fazer vídeos por três motivos: a concorrência está fazendo, a pessoa comprou uma boa câmera, seu chefe viu em uma palestra que essa era a nova ordem das redes. “Há uma boa intenção por trás disso. Mas a verdade é que vídeo ruim não converte. Sem planejamento, esse projeto nunca vai dar certo”, diz.

Para Coutinho, iniciar a produção de vídeos na internet exige preparo – e boas ideias. “Há temas ideais para vídeos. E há os que fogem totalmente do propósito.”

Segundo o empresário, que tem em seu portfólio 19 plays de prata do YouTube (canais que superam os 100 mil inscritos), é preciso pensar antes, durante e depois de publicar qualquer tipo de vídeo. E o problema é que, muitas vezes, as pessoas começam pelo durante. “Elas fazem um vídeo, publicam rapidamente e torcem para que dê certo.”

O antes está relacionado à pesquisa de palavras-chave com base no interesse da audiência do canal. “Se você tem uma agência de turismo, veja o que as pessoas estão buscando sobre Fernando de Noronha, por exemplo.”

Duas ferramentas gratuitas podem ajudar nesse processo: answerthepublic.com e vidIQ, sites que posicionam as principais palavras-chave com base nos termos apontados pelos usuários.

Abaixo, confira outras dicas de Camilo Coutinho para seu vídeo bombar na internet:

Conteúdo

Vídeo é conteúdo. “Se você não tiver o que falar nos próximos 12 meses, não vejo qual o motivo para começar.” Além disso, é preciso entender o que a audiência quer e trabalhar para ela. Isso não significa que você precisa impactar milhares de pessoas. “Não importa se tem 100 mil inscritos, mas, sim, se tem R$ 100 mil na sua empresa.”

Thumbnail e telas finais

Outra dica essencial é produzir bons thumbnails (a imagem que aparece quando seu vídeo entra na lista de busca do YouTube) e telas finais atrativas. “A thumbnail não é arte. Tem que parar o scroll de quem está pesquisando. E se as telas finais forem chamativas, ele se sentirá disposto a continuar no seu canal.”

Início do vídeo

Quem quiser bombar na internet com vídeos precisa saber: o início tem que ser muito interessante. “Se não tomar conta do usuário nos primeiros 6 a 10 segundos de vídeo, esqueça, você vai perder esse view.”

Descrição

Para otimizar o algoritmo do canal, é preciso ter uma boa descrição. Nesse espaço, é preciso ter parágrafos de conteúdo, links citados no vídeo, links para outros vídeos do canal, dicas de equipamentos usados, e endereço das redes sociais. “Isso é marcar pontos com o Google e aumentas as chances de ter um bom ranqueamento.”

Arrisque em outras plataformas

Para Coutinho, o empreendedor pode começar de maneira mais simples. Fazer Stories, no Instagram, por exemplo, pode ser uma boa alternativa. “Faça Stories de um produto por semana, ou por dia. Não faça muito para não perderem o interesse, mas não deixe de fazer. Com um smartphone você já consegue produzir esses vídeos.”

Outra dica é fazer vídeos ao vivo, no Facebook. “Mostre algumas promoções. Instigue o interesse da sua audiência.”

* Por Rennan A. Julio