Espaço Maker: cerca de mil alunos terão aprendizado transformado este ano em Franca

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 20 de março de 2025 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto une tecnologia e criatividade para estimular o raciocínio e o trabalho em equipe

Espaço Maker espera dobrar número de alunos em Franca este ano

 

O Espaço Maker, iniciativa voltada para a educação tecnológica, iniciou nesta semana um novo ciclo de atividades, com a expectativa de atender cerca de mil alunos da rede municipal ao longo de 2025.

O projeto tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico e analítico dos estudantes, além de estimular a criatividade, a liderança e a capacidade de resolver problemas.

Na última quarta-feira (19), alunos do 3º ano da EMEB “Professor e Escritor Nelson dos Santos Damasceno” tiveram a primeira experiência no espaço, participando de uma aula de introdução à robótica com microbit.

O curso tem cinco encontros de três horas cada e, ao final, os estudantes recebem um certificado emitido pelo Sesi.

Inaugurado em junho do ano passado, o Espaço Maker é fruto de uma parceria com o Sesi/SP e, em apenas seis meses, já beneficiou 542 alunos da rede pública.

Para 2025, a meta é dobrar esse número e proporcionar essa experiência inovadora para mais crianças e jovens da cidade.

Radmila Gomes, coordenadora do projeto, destaca que a iniciativa está alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), integrando o aprendizado tecnológico ao conteúdo tradicional.

“Aqui, as crianças trabalham em equipe, desenvolvem o raciocínio lógico, aprendem sobre cooperação e pensamento estratégico. Tudo isso contribui diretamente para o desempenho em sala de aula”, explica.

Além das aulas de robótica, o espaço oferece contato com ferramentas tecnológicas de última geração, como impressoras e canetas 3D, notebooks touch screen e drones, proporcionando aos alunos um aprendizado interativo e prático.

“O aprendizado aqui é ‘mão na massa’, o que estimula a criatividade e amplia as possibilidades de futuro dos estudantes, preparando-os para um mercado cada vez mais tecnológico”, completa Radmila.

Com a expansão do projeto, mais alunos terão a chance de explorar o universo da robótica e da inovação, fortalecendo suas habilidades para os desafios do futuro.


+ Educação