eSocial lança nova central telefônica para orientar empregadores

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de agosto de 2018 às 08:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Contato no 0800 730 0888 está disponível das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira

eSocial lança nova central telefônica para orientar empregadores

Além do atendimento via e-mail, o eSocial abriu mais um canal de comunicação com empregadores, inclusive os domésticos. 

A Central de Atendimento 0800 730 0888 atende chamadas vindas de telefone fixo e funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

O número é destinado exclusivamente ao atendimento de questões técnicas do sistema, não esclarecendo dúvidas sobre aplicação ou interpretação de lei, por exemplo. 

Questões técnicas

A central esclarecerá dúvidas operacionais, relacionadas ao envio, consulta e edição de eventos transmitidos para o eSocial, além da utilização dos módulos Web do eSocial (Web Empresas, MEI e Web Doméstico).  

Dúvidas de direito material

Para essas necessidades, como em questão legislativa, o empregador deve procurar atendimento diretamente nos órgãos integrantes do eSocial. As empresas podem, ainda, acionar a própria consultoria de contadores e advogados. 

Fale Conosco

Além do atendimento telefônico,os empregadores poderão enviar suas dúvidas na área do Fale Conosco do Portal e as respostas chegarão no e-mail informado no formulário.

No caso das empresas que utilizam o ambiente de testes (produção restrita), as questões podem ser encaminhadas pelo formulário próprio

Essas perguntas não serão respondidas individualmente e poderão compor a área de Perguntas Frequentes, visível a todos os usuários. 

Sobre o sistema

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). 

Por meio desse sistema, os empregadores passam a comunicar ao Governo do Brasil, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.


+ Economia