Escritor que entrevistou 233 milionários revela a decisão que os deixou ricos

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 28 de fevereiro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dos entrevistados, 51% empreendiam, 28% trabalhavam em um emprego tradicional e 18% ocupavam cargos sênior em grandes companhias

Tom Corley é contador, conselheiro financeiro e autor de livros. Ao longo de cinco anos, ele estudou e entrevistou 233 milionários para conhecer mais sobre seus hábitos e como eles pensam.

Como se pode imaginar, trabalho era um assunto recorrente nas conversas. Da amostra, 51% deles empreendiam, 28% trabalhavam em um emprego tradicional e 18% ocupavam cargos sênior em grandes companhias.

Em um texto publicado no site CNBC, Corley afirma que todos os entrevistados tinham uma coisa em comum: eles saíram dos empregos depois de muitos anos porque sabiam que essa seria a única forma de obter sucesso e construir riqueza.

Alguns foram abrir o próprio negócio, enquanto outros se encontraram em cargos que ofereciam salários melhores e mais oportunidades de crescimento.

Segundo Corley, entre os motivos que levaram esses milionários a mudar o rumo das suas carreiras estão 6 sinais de alerta que podem ser observados por outros profissionais. Confira:

01. Eles eram subutilizados

Segundo Corley, os milionários que participaram do estudo disseram que se sentiam como zumbis, repetindo tarefas entediantes que não mostravam seus talentos e pontos fortes.

Um dos entrevistados trabalhava para uma empresa de logística. Ele se sentia mal aproveitado e resolveu deixar o emprego para empreender com outro colega da indústria. Juntos, lançaram um negócio de logística internacional que hoje vale bilhões de dólares.

02. Eles tinham chefes tóxicos

Chefes egoístas, arrogantes e que não demonstram interesse nas opiniões dos funcionários não vão te ajudar a alcançar todo o seu potencial.

Um milionário contou ao autor que não suportava o chefe, que apenas criticava o seu trabalho e não dava feedbacks construtivos. Cansado da situação, ele deixou o emprego para abrir a própria empresa, levando junto outros funcionários que se sentiam da mesma forma.

03. Eles não gostavam da cultura da empresa

Uma cultura de fofoca maldosa no ambiente de trabalho pode gerar ansiedade em qualquer pessoa. Foi o caso de outro participante do estudo de Corley, que trabalhava como gerente em uma empresa de contabilidade. Ele pediu demissão por causa do ambiente tóxico e conseguiu emprego em uma companhia concorrente, onde foi promovido e se tornou sócio.

04. Eles não recebiam o suficiente

Um sinal claro de que é a hora de buscar uma nova oportunidade é quando o salário não sobra depois de pagar as contas. Os entrevistados disseram que não conseguiam viajar ou guardar dinheiro para comprar uma casa, por exemplo.

Um deles, que trabalhava em uma concessionária de automóveis, decidiu empreender. Com a ajuda de familiares e amigos, ele abriu a própria loja e formatou o negócio para o modelo de franquias, obtendo sucesso.

05. Eles demoravam muito no deslocamento até o trabalho

Uma milionária entrevistada precisava se deslocar diariamente de Nova Jersey até Nova York, uma viagem cansativa que eventualmente a motivou a buscar um emprego mais próximo de casa.

Ela conseguiu um cargo em uma empresa da indústria farmacêutica em Nova Jersey e subiu até uma posição sênior. Depois, conseguiu se aposentar cedo graças a um pacote de ações que recebeu da empresa.

06. A indústria era instável

Corley conta que um profissional de TI decidiu deixar o emprego em uma companhia de manufatura que passava por apuros para ocupar um cargo em uma empresa de serviços de corretagem online. Na época, era uma indústria nova, mas valeu a pena arriscar: o negócio prosperou, assim como ele.

Segundo a revista PEGN, o autor recomenda que você não deve ter medo de começar de novo se for para buscar algo que te traga sentido.


+ Comportamento