Escolas de Franca recebem até hoje (03), inscrições para cursos gratuitos de idiomas

Há opções de inglês, espanhol, francês, japonês e italiano; aulas ocorrem no contraturno escolar ou no sábado

Postado em: em Educação

Alunos da rede estadual que estudam na região de Franca - só na cidade são sete escolas - ainda podem se inscrever para os cursos de idiomas gratuitos nas unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL). O prazo termina nesta segunda-feira, 03 de fevereiro.

Na região é possível estudar espanhol, francês, inglês, italiano e japonês, porém a oferta dos idiomas varia de acordo com a demanda e disponibilidade de um professor habilitado para ministrar as aulas.

As atividades no CEL serão iniciadas com as aulas regulares hoje, dia 3 de fevereiro, que também será o prazo máximo para os alunos efetuarem a matrícula. 

As aulas acontecem no período de contraturno ou aos sábados, e os cursos são organizados por semestre, exceto o de inglês que é anual.

Para fazer as aulas de inglês é necessário estar cursando o ensino médio. 

Para os demais, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do ensino fundamental até da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar que abriga o Centro de Estudos de Línguas. 

No ato da matrícula deve ser apresentado uma cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula com número do Registro de Aluno (RA). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Sobre o CEL

O Centro de Estudos de Línguas tem como objetivos principais proporcionar ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente uma ou mais línguas estrangeiras, aumentando suas chances de participar de programas de intercâmbio estudantil, feiras de ciências e fóruns internacionais, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal, por meio da comunicação em línguas estrangeiras em contextos profissionais.

O plano de estudos tem foco na gramática e conversação. O rendimento dos estudantes é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. 

Além do certificado, o desempenho, carga horária e nível de proficiência são registradas no histórico escolar.

Lista das unidades com cursos disponíveis

MUNICÍPIO

CEL

CRISTAIS PAULISTA

CEL JTO A EE JOAO DE FARIA

FRANCA

CEL JTO A EE SUDARIO FERREIRA

FRANCA

CEL JTO A EE PROFA MARIA CINTRA NUNES ROCHA DONA BRANCA

FRANCA

CEL JTO A EE PROF HELIO PALERMO

FRANCA

CEL JTO A EE EVARISTO FABRICIO

FRANCA

CEL JTO A EE ANA MARIA JUNQUEIRA

FRANCA

CEL JTO A EE PEDRO NUNES DA ROCHA PROF

FRANCA

CEL JTO A EE TORQUATO CALEIRO

ITIRAPUÃ

CEL JTO A EE HENRIQUE LESPINASSE PROF

PEDREGULHO

CEL JTO A EE JOSE VICENTE MACHADO NETTO DR



Artigos Relacionados