Equipe da FEAPAES de São Saulo adere à campanha do Outubro Rosa em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de outubro de 2018 às 10:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Colaboradores, grande parte formada por mulheres, fizeram foto com camisetas na cor da campanha

A equipe de colaboradores da Federação das Apaes do Estado de São Paulo, cuja sede é em Franca, entrou no clima da campanha Outubro Rosa e se vestiu com a cor da campanha, em manifestação pública de apoio. 

A iniciativa da FEAPAES-SP é importante, dada a relevância da campanha, cujo objetivo é a conscientização das mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. 

Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter em língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. 

Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de prevenção da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.

Dados do INCA apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela OMS. 

Em vários lugares do mundo principalmente nos EUA o outubro rosa é caracterizado por monumentos da cor rosa.


+ Saúde