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Com a disputa no prazo de entrega, gigantes do e-commerce estão entregando no mesmo dia e tem quem quer fazer a entrega uma hora após o pedido
A logística de entrega é a nova guerra aberta entre os gigantes do e-commerce: um dia de espera já é tarde
O cliente que faz uma compra hoje no e-commerce não aguenta mais esperar uma semana para receber seu pedido.
Com a redução dos prazos de entrega, 48 horas podem parecer uma eternidade.
Por isso, grandes varejistas aceleraram a implantação da entrega rápida e ultrarrápida. A percepção é de qualquer hora a mais conta na decisão de compra.
A Via, dona das redes Casas Bahia e Pontofrio, estreou o same day delivery (entrega no mesmo dia). Funciona assim: pedidos feitos até as 12h no app ou site são entregues na casa do cliente até as 22h do mesmo dia.
Escala
“O same day delivery é um processo que vem aumentando com a evolução da nossa operação de mini-hubs [uso das lojas como centro de distribuição] e ganhou escala nacional com a aquisição da Asap Log [empresa de logística]”, afirma Fernando Gasparini, diretor-executivo de logística da Via.
Hoje, a companhia já entrega 15% das vendas online no mesmo dia. A operação está disponível em 65 lojas de 14 Estados. As entregas em 24 horas representam 40%.
Ao reduzir o prazo de entrega, a Via reduz custos de distribuição e de cancelamento de pedidos, diz matéria publicada no portal 6Minutos.
Centro de Distribuição
“Os pedidos que saem do mini-hub custam 25% do valor daquele que sai do centro de distribuição, reduz muito o valor do frete”, conta o executivo.
Outro ganho é com a diminuição dos cancelamentos de compras. “Quanto mais rápida a entrega, menos cancelamentos temos”, diz.
“Hoje, 60% dos cancelamentos ocorrem antes da entrega. Quando o produto chega rápido, reduzimos as chances do consumidor repensar a compra.”
Que produtos estão disponíveis para entregas no mesmo dia?
São os pedidos de clientes que moram em um raio de 10 km das 65 lojas. O serviço está disponível para produtos de até 30 kg, ou seja, pega itens como micro-ondas, fogões, televisores e máquina de lavar-louça.
A empresa vai recebendo os pedidos e às 12h encerram o processo daqueles que vão ser entregues no mesmo dia.
Porque a partir daí a loja tem que receber o pedido, separá-lo, prepará-lo, embalá-lo e emitir a nota fiscal.
“Então, esse pedido chega na Asaplog, que faz a roteirização de todas as entregas. O motorista recebe esse roteiro, retira na loja e sai fazendo as entregas, é um processo”, conta Gasparini.
Como a concorrência na questão entrega rápida?
Na Americanas.com, as entregas em até 3 horas representaram 14% das vendas do online no primeiro trimestre.
E a empresa quer reduzir isso para minutos. “Nossa prioridade para 2021 é o desenvolvimento do modelo ultra fast delivery (entrega em poucos minutos).”
O Magazine Luiza anunciou na semana passada a entrega em 1 hora de produtos de até 6 kg. O serviço funciona em 11 cidades.
A Via vai entregar mais rápido ainda?
Gasparini diz que o plano é entregar cada vez em tempo menor. “Também vamos ter a entrega em uma hora, mas por enquanto queremos expandir o same day”, conta.
“Essa mudança parece simples, mas é gigantesca. Imagina que o cliente escolha receber na próxima hora e por algum motivo atrasa. Esse cliente não quer esperar um dia para solucionar. Tem toda uma cadeia que precisa ser alterada para entregar em uma hora, não é uma mudança simples de ser implantada.”
Quem faz as entregas do same day?
A logística de entrega é coordenada pela AsaLog, que distribui os pedidos para motoristas de carros de passeio ou vans. Esses motoristas são autônomos e ganham por tempo e distância rodados.
“Tem moto, tem van, tem carro de passeio. Na pandemia, vimos muitas vans escolares fazendo entregas”, afirma o executivo.
Os pedidos do marketplace também chegam no mesmo dia?
Por enquanto, não. A Via entrega no mesmo dia pedidos do estoque próprio das lojas. Mas há planos de incluir mercadorias do marketplace no segundo semestre.
“A entrega rápida exige uma mudança na forma de abastecimento da loja. Preciso ter o estoque certo para atender a venda online e a offline. Tenho que ter o sortimento correto de acordo com o que a clientela daquela região pede”, afirma Gasparini.