compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
No relacionamento amoroso, será o companheiro perfeito. Se adaptará 100% aos gostos, desejos e maneira de ser do outro.
Pessoas com transtorno de personalidade narcisista trazem sérios problemas aos relacionamentos – foto Freepik
Muitas páginas na internet têm acolhido mulheres e homens que se dizem vítimas de “mães narcisistas ou parceiros narcisistas”, isto é, sofrem maus tratos físicos e emocionais e desabafam sobre isso em grupos fechados.
Segundo a psicóloga clínica Silvia Rawicz, isso se intitula transtorno de personalidade narcisista, conforme é descrito no “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”, da Associação Americana de Psiquiatria.
“Uma das características é pouca ou falta de empatia. Basta apenas essa para criar sérios problemas para qualquer um que se relacione com o narcisista”, afirmou Silvia.
Acreditar ser especial e único, sentir inveja das pessoas ou pensar ser alvo de inveja frequentemente e exigir ser constantemente admirado são outros traços desse comportamento.
“Nem todo mundo que comete abusos, físicos ou emocionais, é narcisista patológico. Pode ser apenas uma pessoa má. Mas todo narcisista patológico comete abusos”, afirma o psiquiatra Erlei Sassi, coordenador do Ambulatório de Transtornos de Personalidade e Impulso do IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
Segundo Erlei Sassi, a psicoterapia é uma forma de tratar o transtorno de personalidade narcisista: “O entrave, no entanto, é o narcisista aceitar que tem algo a ser tratado.”
“Quem convive com o narcisista sofre de níveis altíssimos de estresse. O tratamento passa por reconstruir a autoestima da vítima. É a validação do sofrimento dela. Passa por ela saber que não está louca”, disse Silvia.
Segundo a psiquiatra e autora do livro “O Assédio Moral”, Marie-France Hirigoyen, os narcisistas perversos são manipuladores por natureza. São pessoas que primeiro seduzem e logo vampirizam.
De acordo com o portal Mundopsicologos, a violência do narcisista perverso se destaca em três aspectos: sedução, poder e manipulação.
Este tipo de pessoa tem todas as características comuns a um pervertido moral, mas é muito mais fria, calculista e tem uma maior capacidade de destruição, diz o livro de Marie-France Hirigoyen.
5 sinais que revelam o narcisista perverso
Não é tão difícil identificar um narcisista, embora, o transtorno só possa ser confirmado por profissionais, há cinco sinais que são inconfundíveis:
1. O dom da palavra
O narcisista perverso utiliza de uma forma muito hábil a linguagem. Sabe confundir o outro. Faz insinuações e joga com as palavras para deixar a vítima insegura, com dúvidas e culpada.
Além disso, mente muito. Pode mentir para:
– Não assumir sua responsabilidade;
– Testar os outros;
– Conhecer a reação das outras pessoas;
– Para passar uma imagem de sucesso;
2. No início, é o parceiro ideal
Para ganhar a confiança da vítima e conquistar seu coração, fará falsas promessas. No relacionamento amoroso, será o companheiro perfeito.
Se adaptará 100% aos gostos, desejos e maneira de ser do outro. Provavelmente dirá frases como “contigo sou a minha melhor versão”, “contigo me sinto livre”, “nunca amei ninguém tão forte assim”, “você me ensinou o que é o amor”, “você é a mulher da minha vida”.
Porém, essa falsa ideia de ter encontrado o ‘amor incondicional’ desabará assim que o narcisista se sentir seguro de que a vítima já está totalmente envolvida com ele.
3. Ar de superioridade
No fundo, o narcisista perverso é uma pessoa com baixa autoestima e bastante insegura, mas que projeta uma imagem oposta para se proteger.
Assim, tende a mostrar aos outros que não erra, que é autoconfiante, que tem sucesso e que é superior aos demais. Quando conhece alguém, sempre fala de bens materiais e valoriza mais o ‘ter’ do que o ‘ser’.
4. Egocêntrico
Como é uma pessoa imatura emocionalmente, o narcisista não entende que a vida não gira ao seu redor. Para ele, a outra pessoa, seus sentimentos, vontades e necessidades simplesmente não existem.
Por isso, a relação com um narcisista costuma ser tão estressante, destruidora e desgastante.
Além disso, como se acha superior, ele não aceita críticas construtivas e jamais tenta mudar seus pontos fracos.
5. Mudanças repentinas de humor
Os sentimentos de um narcisista perverso são como uma montanha-russa. Muda de humor de uma hora para a outra e sem causa aparente, totalmente sem estabilidade emocional.
Vai, da alegria a tristeza em questão de segundos e sem que nada ocorra para essa mudança. Quem convive com um narcisista nunca sabe com que humor vai encontrá-lo e como será o seu dia.
*Informações Notícias ao Minuto