compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
De acordo com a Bramon, a atividade começou em 21 de abril e vai até 12 de maio, mas o pico acontece em 6 de maio
Chuva de meteoros atinge ápice durante a madrugada desta sexta-feira (6/5) – (Reprodução/Instagram @meteorosmontecastelosc)
Na madrugada desta sexta-feira (6/5), o céu do Brasil ainda receberá uma grande grande chuva de meteoros de 2022. A chamada “Eta Aquaridas” poderá ser vista a partir das 2h da manhã.
Para conseguir observar bem o evento é preciso estar em um local com céu limpo e bem escuro, para que as nuvens ou as luzes das cidades impeçam a visibilidade.
Além disso, segundo o Correio Braziliense, é preciso observar em um local longe da lua, para que o brilho dela também não comprometa a visibilidade do evento.
Cometa Halley
O fenômeno observado está diretamente associado ao Cometa Halley, uma vez que quando faz um caminho mais próximo do sol, ele solta fragmentos. O observado da Terra são esses “restos” do cometa, que entram na atmosfera terrestre em alta velocidade.
O evento também poderá ser observado em outubro, caso não seja tão visível durante a madrugada. O evento em outubro, no entanto, tem nome diferente e é conhecido como Oriônidas.
Vale lembrar que o evento foi flagrado no começo da semana, quando ainda não tinha atingido o pico.
Santa Catarina
Estação flagra mais de 300 meteoros no céu de Santa Catarina. Segundo o portal G1, pelo menos 120 são detritos do cometa Halley e fazem parte da chuva ETA Aquáridas, que é considerada a primeira grande chuva de meteoros de 2022.
Registros foram feitos em Monte Castelo.