compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Realizada pela Etec e Fatec, a iniciativa conta com parceria efetiva da ACIF na oferta de vivência profissional aos alunos
Estudantes podem concluir o ensino médio, técnico e superior em até cinco anos (Foto: Wilker Maia/Acif)
O Centro Paula Souza deu início, em fevereiro deste ano, ao Programa AMS (Articulação da Formação Profissional Média e Superior) na cidade de Franca.
Por meio de uma parceria entre a Etec Dr. Júlio Cardoso (Industrial), Fatec (Faculdade de Tecnologia de Franca) e Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), estudantes locais poderão concluir os Ensinos Médio, Técnico e Superior com foco em administração, no período de 5 anos, além de 200 horas de vivência empresarial, de forma gratuita.
A formação ocorre da seguinte forma: nos três primeiros anos, os alunos cursam Ensino Médio, Técnico e desenvolvem 200 horas de formação profissional.
Após, sem vestibular, os estudantes seguem para o Ensino Superior, que será concluído nos dois anos finais. Para passar para a segunda etapa, os alunos devem estar aprovados no Ensino Médio, Técnico e cumprido a carga horária proposta para a formação profissional.
Palavra da diretora do Industrial
“No Centro Paula Souza, nas turmas que estão em andamento em outras localidades, percebe-se que os alunos que escolheram esta modalidade conseguiram ingressar no mercado de trabalho de forma rápida, em empresas parceiras, e, hoje, estão atuando em suas respectivas áreas”, conta a diretora do Industrial, Rita Lombarde Vilela Vitoriano.
“Para a comunidade de Franca e região, é uma oportunidade única cursar a modalidade AMS, pois temos parceria com a ACIF, que possui muitos associados com grandes oportunidades de inserção no mercado de trabalho, durante o curso”, completa.
“Estamos formando profissionais que ainda não existem no mercado de trabalho, sendo desenvolvidos a partir da base, com atividades práticas em tempo real. As turmas são mais homogêneas, com alunos muito bem-preparados e focados na área do curso. Logo, a inserção no mercado de trabalho é mais rápida, em razão das vivências profissionais com as empresas parceiras”, conclui a diretora da Fatec Franca, Érica Aparecida Araújo.
Como participar do Programa AMS – alunos
O programa AMS oferece 40 vagas anuais e a próxima turma terá início em 2025. O ingresso acontece por meio do Vestibulinho da Etec e a previsão é de as inscrições sejam abertas no mês de outubro, pelo link www.vestibulinhoetec.com.br.
Podem participar alunos que tenham terminado o Ensino Fundamental (9º Ano) e estejam ingressando no Ensino Médio.
Palavra do presidente
“Além de oferecer as 200 horas de vivência empresarial a partir de visitas técnicas à ACIF, acesso a palestras e ambiente profissional, vamos sensibilizar nossos associados para que participem ativamente da AMS, oferecendo oportunidade a esses jovens, durante a formação”, afirma o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge.
“A ACIF tem um histórico de formação profissional de jovens e adultos e acredita que o resultado desta missão é o desenvolvimento de Franca e região”, diz.