Engorda e pode causar cáries: saiba qual o chá que não é tão saudável assim

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 8 de março de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A indústria, a fim de embarcar na tendência healthy, produz uma vasta gama de produtos que até prometem benefícios, mas são pura balela

Se você costuma consumir chás industrializados, precisa ficar de olho nos rótulos – foto Freepik

 

Quando o assunto é saúde, um tipo de bebida que domina a cena são os chás. O consumo de itens funcionais, inclusive infusões de ervas, cresceram significativamente após a pandemia, segundo números divulgados no Tea & Coffee Trade Journal.

Apesar dessas bebidas muitas vezes evocarem um status “fit”, não se pode generalizar. É prudente, por exemplo, se limitar a versões naturais. Com a ingestão de chás do tipo industrializado, o tiro pode sair pela culatra.

A indústria, a fim de embarcar na tendência healthy, produz uma vasta gama de produtos que até prometem benefícios, mas são pura balela.

É primordial, primeiramente, conferir o rótulo. É possível encontrar nesses produtos uma lista de ingredientes que incluem, além das ervas — como o chá verde —, açúcares, ácido cítrico e outros compostos químicos.

Neste caso, não só o emagrecimento é comprometido, como também a saúde dentária. O ácido cítrico pode atacar o esmalte dental, além do açúcar contribuir para o surgimento da cárie.

Não precisa ir muito longe para se deparar com esse tipo de produto. Nas gôndolas das bebidas vendidas em supermercados, é possível encontrar versões que contêm adição de até quatro colheres de chá de açúcar por porção, o equivalente a uma barra média de chocolate.

Apesar de parecerem inofensivos, é bom desconfiar. O ideal mesmo é conferir a lista de ingredientes no rótulo.

Mesmo em meio a matérias-primas nobres, constata-se a presença de açúcar e outros componentes químicos, fugindo totalmente da proposta de bem-estar.

*Informações Metrópoles


+ Boa Forma