Enem: Justiça monta sistema para acompanhar ocorrências em tempo real

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 21 de outubro de 2020 às 03:12
  • Modificado em 21 de outubro de 2020 às 03:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Da data ao formato da prova, Enem passa por mudanças, incluindo as ações de segurança

Neste ano, os participantes e organizadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm que se adaptar a uma série de mudanças impostas em razão da pandemia da Covid-19.

Desde a data até o formato da prova, o vestibular passa por uma reformulação, que inclui a revisão do plano estratégico das ações de segurança.

Em encontro técnico na última terça-feira (20) o Ministério da Justiça reuniu representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Correios, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais para discutir as estratégias da Operação Enem – montada anualmente para garantir a realização, logística, transporte e segurança das provas.

Entre as mudanças para 2020, está a instituição de um sistema que permitirá aos Estados e ao Distrito Federal o acompanhamento em tempo real, de possíveis ocorrências nos dias de realização das provas.

“Desde o policiamento dos locais do certame, o transporte e guarda das provas, a investigação de possíveis fraudes até o patrulhamento das vias de acesso aos locais de realização das provas”. 

“Toda a ação será acompanhada diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN)”, informou a pasta.

As provas do Enem 2020 serão aplicadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. 

A prova impressa está marcada para os dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Já nos dias 24 e 25 de fevereiro serão realizadas para pessoas privadas de liberdade. A prova será aplicada em 1.729 municípios – dois a mais que no ano passado.

O Inep confirmou 5.783.357 inscritos para o Enem 2020 após o encerramento das etapas de inscrição e de pagamento da taxa pelos participantes não isentos. 

São 5.687.271 inscrições para o impresso e 96.086 para o digital, novidade desta edição. O total de inscritos confirmados representa um aumento de 13,5% em relação ao ano passado.

*Informações CNN Brasil


+ Segurança