Enem: redes de ensino investem em formatos digitais para desempenho dos alunos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de janeiro de 2021 às 13:30
  • Modificado em 7 de janeiro de 2021 às 16:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Diante da necessidade de isolamento social, instituições investem em modelos inovadores para oferecer conhecimento e acesso facilitado ao conteúdo

As escolas se prepararam para um Enem diferente. Foto: Freepik As escolas se prepararam para um Enem diferente. Foto: Freepik

Marcadas para 17 e 24 deste mês, as provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, serão aplicadas a mais de 5 milhões de estudantes.
O calendário inclui ainda prova digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para mais 96 mil inscritos.

Já para os candidatos com problemas estruturais ou casos de covid19, a reaplicação da prova acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Faltando pouco mais de duas semanas para as provas, especialistas orientam que o momento requer dedicação especial e disciplina.
Por isso, nem mesmo os desafios da pandemia e as necessidades de distanciamento físico, fizeram as instituições de ensino básico de todo o país sucumbirem diante das adversidades.

“Pelo contrário, foi o momento de se reinventar e investir em formatos cada vez mais inovadores, para garantir a preparação dos estudantes e facilitar o acesso aos conteúdos educacionais, garantindo o melhor rendimento no certame”, explica o CEO da Inspira Rede de Educadores, André Aguiar.

A empresa investiu em plataformas digitais para fazer com que seus mais de três mil alunos, que participarão das provas, naveguem pelos materiais diferenciados e exclusivos.
Além disso, em localidades onde as aulas presenciais estão liberadas, a companhia apostou nas transmissões ao vivo e estruturou as salas de aula com equipamentos de última geração, para garantir a lotação das salas seguindo os protocolos de segurança e para permitir que os estudantes que não se sentem seguros também tenham acesso ao conteúdo.

“Nos locais onde não foi permitido o retorno das aulas presenciais, estamos ministrando as aulas no formato 100% online, e seguiremos empenhados em oferecer aos nossos estudantes toda a preparação necessária até a véspera do certame”, explica o gestor.

O professor e executivo Jonas Stanley, que está contribuindo nesta jornada do conhecimento na Inspira e que anualmente faz o exame como candidato, juntamente aos alunos, explica também que a rede desenvolveu um cronograma de simulados para preparar os alunos para o grande dia.
“Mesmo diante de todas as adversidades da pandemia, conseguimos realizar em 2020 mais de 12 simulados online, estilo ENEM. Este mês teremos mais um de âmbito nacional para todos os alunos da Inspira. Nossa missão é fazer com que eles não percam o pique na véspera do concurso”, alerta.

+ Educação