Empresas permitem que funcionários levem seus pets ao trabalho; é o caso da Nestlé

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 14 de maio de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com portas abertas para funcionários e seus pets, a Nestlé criou um benefício irresistível para a volta ao escritório no novo normal

Belinha chegando ao escritório da Nestlé para um dia de trabalho, com crachá e tudo mais (Foto: Luísa Granato/Exame)

Chegou a hora de voltar ao trabalho presencial e seu pet vai ficar sozinho em casa? Na Nestlé, o mundo do trabalho flexível não vai ser apenas para os funcionários.

A partir de hoje, as portas do escritório estão permanentemente abertas para seus animais de estimação — com direito a crachá e tudo. A notícia foi publicada pela revista Exame.

“Nossa política pode ser de 60% de tempo no escritório e 40% em casa, mas não tem como explicar isso para o seu pet”, diz Enrique Rueda, vice-presidente de recursos humanos da Nestlé Brasil.

Segundo o executivo, o modelo mais flexível de trabalho deve incluir os aprendizados adquiridos ao longo do período da pandemia e ir além apenas do local onde o trabalho é realizado.

Integração

E, se levamos o trabalho para casa, nada mais justo do que levar um pouco de casa para o escritório.

A ideia foi ampliar o programa Pets at Work, uma iniciativa que já existia na empresa, mas que ocorria em datas pontuais. Em seis edições que ocorreram antes de 2020, a sede da Nestlé Brasil recebeu mais de 500 pets.

Antes da pandemia, o home office era encarado também como um benefício pontual dentro das empresas, com um ou dois dias na semana ou que alguns funcionários poderiam acessar. Agora, passou a se tornar parte do modelo de trabalho.

O vice-presidente acredita que a oferta de benefícios alinhados com o propósito da empresa de nutrição e bem-estar ajuda na retenção de talentos. E esses benefícios não podem deixar de acompanhar as transformações do mercado.

Integração ao trabalho

Da mesma forma que o home office se integrou ao modelo de trabalho, benefícios mais casuais e pelo bem-estar dos funcionários, como o pet day, devem ganhar força nesse novo momento.

“A gente sabe que os pets são parte da família. Trazê-los para dentro da empresa é uma continuidade das transformações. O bem-estar que o pet proporcionou para seu tutor em casa vai ter continuidade no retorno”, diz Renata Scaf Silveira, gerente de informação veterinária da Nestlé Brasil.

Segundo pesquisa Radar Pet 2021, o número de animais de estimação nos lares brasileiros cresceu 30% durante a pandemia. E tanto os pets quanto seus tutores se acostumaram a trabalhar juntos em casa.


+ Animais