Em Guangdong, no sul da China, o veículo batizado de Aerhot decolou e pousou com sucesso enquanto testava o desligamento de rotores individuais durante o voo para avaliar a dirigibilidade do veículo.
O Aerhot parece um carro normal, exceto pelas hélices aplicadas no teto que o fazem parecer um enorme drone, com um peso total de cerca de vinte quintais – o equivalente a cerca de uma tonelada.
Durante o voo, o piloto pode continuar a manobrar o carro usando o volante, combinado com uma alavanca à sua direita que lhe permite avançar, recuar e parar no ar.
Voar sobre engarrafamentos
O portal Mezzopieno informou que veículo tem capacidade de decolagem vertical em conformidade com as normas aeroespaciais de baixa altitude e, segundo o fabricante, permitirá sobrevoar engarrafamentos e obstáculos naturais como rios e lagos, representando uma alternativa concreta para a mobilidade do futuro.
Apesar de ter realizado 15.000 voos com pilotos a bordo, a fabricante chinesa Xpeng Aeroht admite as dificuldades na comercialização dos seus carros voadores devido ao consumo excessivo de bateria e ao elevado peso das viaturas, pelo que está a desenvolver protótipos mais pequenos do que os de um carro tradicional.